NESTE DIA… 26 de SETEMBRO de 1898, nasceu GEORGE GERSHWIN

Neste dia... - João - II George_Gershwin-signed

O compositor e pianista norte-americano Jakob Bruskin Gershvin nasceu em Brooklin, filho de judeus emigrados, de ascendência lituana (a mãe) e russa (o pai).  Apesar da sua vida bastante curta (faleceu em 11 de Julho de 1937, com um tumor cerebral), tornou-se num dos compositores mais conhecidos de todos os tempos. A facilidade com que abordava temas populares, ou mais clássicos (para usar classificações bastante discutíveis), era perfeitamente excepcional, sob todos os pontos de vista. Maurice Ravel, de quem ele ara admirador, disse-lhe, quando estudava em Paris com Nadia Boulanger. “Não queira ser um Ravel de segunda, você é um Gershwin de primeira”. Na verdade, a sua obra ficou para a posteridade. Conseguiu combinar magistralmente as fórmulas do jazz com as da música clássica, granjeando o êxito junto do público, como da crítica e da chamada elite musical. São incontáveis os músicos e as composições que inspirou. A sua primeira grande obra foi Rhapsody in Blue (1924):

Obrigado a ncmtman e ao youtube

No mesmo ano estreou-se na Broadway o show musical Oh, Lady Be Good!, de vários autores, e que incluía a canção Lady Be Good!, com música de George Gershwin e letra do seu irmão mais velho Ira. Foi um êxito que conheceu inúmeras versões. Apresentamos a de Ella Fitzgerald, gravada em 1959:

Obrigado a catman916 e ao youtube

Em 1925, estreou o Concerto in F, para piano, e em 1928, sem dúvida inspirado pela sua estada em Paris, An American in Paris, esta uma das suas obras mais memoráveis. Entretanto, compôs mais de vinte comédias musicais para o teatro e cinema, para além de inúmeras peças avulsas, muitas delas sob pseudónimos. Em 1935, no Colonial Theatre, em Boston, ocorreu a estreia oficial de Porgy and Bess, baseada no romance Porgy, de DuBose Heyward, que inicialmente foi um fracasso comercial, mas actualmente é reconhecida como uma das óperas mais importantes, na história da música norte-americana. Oiçam a canção Summertime (letra de DuBose Heyward e música de George Gershwin), talvez o trecho mais conhecido desta ópera, na interpretação de Billie Holiday:

Obrigado a okmusix e ao youtube

________

http://www.jackgibbons.com/2nd_rhapsody.htm

http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=4951238

Home

http://en.wikipedia.org/wiki/George_Gershwin

 

 

 

Leave a Reply