ASSOCIAÇÃO DE COMBATE À PRECARIEDADE – PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – FRANÇA: CIÊNCIA EM MARCHA CONTRA A PRECARIEDADE LABORAL

banners-site-1-ano

24 de Setembro de 2014

França: ciência em marcha contra a precariedade laboral | Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis

A crise na ciência também se instalou em França. A denúncia vem dos centros de investigação e universidades e partiu do CNRS (Centro Nacional de Investigação Científica, a maior organização de investigação financiada pelo estado nesse país) após uma reunião geral realizada em Junho deste ano.

sciencesenmarche

Os investigadores franceses alertam para três medidas urgentes: 1) implementar o emprego legal para todos os níveis de ensino superior e investigação; 2) reforçar o financiamento base de laboratórios e universidades; 3) e melhorar o reconhecimento dos Doutorados no mercado de trabalho, facilitando a sua colocação e a difusão da cultura científica em empresas e função pública de escalão elevado.

A forma que um grupo de investigadores activistas, auto-intitulados movimento SciencesEnMarche, propõem para sensibilizar a sociedade francesa para esta luta é no mínimo original: uma grande marcha nacional, entre 27 de Setembro e 18 de Outubro, que convergirá em Paris, para a comemoração da festa da ciência. A maior parte dos trajectos será feita de bicicleta, as últimas etapas a pé, culminando numa entrada triunfal em Paris. E todo o público está convidado a participar na própria marcha ou auxiliando na logística do movimento.

Lá, como cá, a investigação científica está submersa na precariedade laboral e no desinvestimento público. Precisamos também aqui de nos mobilizarmos, num sobressalto colectivo de resistência e reivindicação por direitos e contratos laborais.

Leave a Reply

%d bloggers like this: