OBAMA VISTO DO INTERIOR. OBAMA FACE À EVOLUÇÃO DA REPARTIÇÃO DO RENDIMENTO – 1ª PARTE: A DESIGUALDADE DE RENDIMENTOS EM 11 GRÁFICOS PUBLICADOS PELA MORGAN STANLEY E COMENTADOS POR STEVE GOLDSTEIN E A SUA EQUIPA DE TRABALHO DA MARKETWATCH

02

Selecção, tradução e introdução por Júlio Marques Mota

Map_of_USA_with_state_names_svg

 

Obama visto do interior, Obama face à evolução da repartição do rendimento

 1ª Parte: A desigualdade de rendimentos em 11 gráficos publicados por  Morgan Stanley e comentados por Steve Goldstein    e a sua equipa de trabalho da MarketWatch

Publicado a 23 de Setembro de  2014

Parte III

 

 (conclusão da 1ª Parte)

Obama - interior - IX

Slide 9/13

Este gráfico mostra como a divergência na educação tem agravado  a desigualdade. Aqueles que não podem obter nenhum diploma universitário enfrentam uma vida de mais fracas perspectivas  quanto à evolução no rendimento e no emprego, segundo indicam os economistas .

Obama - interior - X

Slide 10/13

Os pagamentos por  transferências federais estão a  beneficiar  desproporcionalmente aqueles que têm rendimentos mais baixos mas num grau menor que no passado . Isso é assim   porque a Segurança social e Medicare se expandiram, indicam os economistas.

Obama - interior - XI

Slide 11/13

A confiança do consumidor aumentou fortemente  desde o fim da recessão, mas estes ganhos de confiança devem-se sobretudo ao aumento de confiança  nos mais   ricos. Além disso, este aumento mostra a vantagem dos ganhos obtidos nas bolsas.

Obama - interior - XII

Slide 12/13

Mesmo entre os mais  ricos é preciso ter cuidado na análise e persistem diferenças. A diferença entre o crescimento no valor financeiro líquido como uma parte do rendimento disponível  e a taxa pessoal de poupança  alargou-se.

Ainda aqui, é bom ser o rei. Ajustado pela inflação, a despesa em  aviões de alto luxo, ou  de prazer, foi a categoria da despesa que mais elevada taxa de crescimento tem tido, e isto de entre todas as despesas de consumo em 2013.

(continua)

________

Para ver a Parte II  deste trabalho da Morgan Stanley, publicada ontem em A Viagem dos Argonautas, vá a:

http://aviagemdosargonautas.net/2014/09/30/obama-visto-do-interior-obama-face-a-evolucao-da-reparticao-do-rendimento-1a-parte-a-desigualdade-de-rendimentos-em-11-graficos-publicados-pela-morgan-stanley-e-comentados-por-steve-goldst/

Leave a Reply