RAPARIGAS E RAPAZES DE LISBOA – O ALEXANDRE FOI LONGE…

diadelisboa3

Imagem1No dia 28 de Março de 1810, no Pátio do Gil (à Rua de São Bento), em Lisboa, veio ao mundo uma criança do sexo masculino. Recebeu o nome de Alexandre. Alexandre Herculano. A sua infância e a adolescência decorreram numa época difícil – A Grande Revolução de 1789 ainda ressoava pela Europa, perturbando raciocínios e. As invasões francesas, a corte refugiada no Brasil, a tutela britânica, a Revolução Liberal, a guerra civil…  Alexandre estudou no Convento das Necessidades, no Colégio dos Padres Oratorianos de S. Filipe de Nery, onde recebeu uma formação clássica – Latim, Lógica, Retórica. Estudou também inglês, francês, italiano e alemão, línguas que foram decisivas para a sua obra literária . Ou seja, por dificuldades económicas da família não pôde frequentar a universidade, mas adquiriu uma preparação cultural consistente.

Quando em 21 de Agosto de 1831 eclodiu em Lisboa uma revolta militar contra o governo  de D. Miguel, o jovem, agora com 21 anos, aderiu e, fracassada a revolta, refugiou-se num barco francês ancorado em Lisboa. Conseguiu chegar aos Açores. Na Terceira, integrou-se no exército Liberal, sendo um dos 7.500 “Bravos do Mindelo”, nome dado à expedição comandada por D. Pedro que desembarcou, em 8 de Julho de 1832 na praia do Mindelo com o objectivo de cercar e tomar o Porto. Alexandre  participou nos combates. Com a vitória dos Liberais na Guerra Civil, regressou à vida intelectual, sendo nomeado bibliotecário da Biblioteca do Porto e dirigindo depois em Lisboa a Revista Panorama. Mas em 1846 é publicado o primeiro volume da História de Portugal. A sua visão objectiva dos acontecimentos históricos, erradicando lendas e apoiando-se em fontes documentais, introduziu a historiografia científica em Portugal. O que logo o envolveu numa polémica com o clero e com os sectores intelectuais dominados pela Igreja – Não considerar como verdade histórica o Milagre de Ourique, segundo o qual Cristo apareceu a Afonso Henriques, provoca escândalo. Herculano ridiculariza o clero ultramontano nos opúsculos Eu e o Clero e Solemnia Verba. A sua argumentação serena e o avanço que a sua História de Portugal pressupõe para o universo intelectual do país abre-lhe as portas da Academia das Ciências de Lisboa em 1852, sendo encarregado do projecto de recolha dos Portugaliae Monumenta Historica, documentos valiosos dispersos pelos cartórios conventuais do país. A par da sua obra como historiador, escreveu Lendas e Narrativas, em cujos textos Herculano se debruça sobre vários períodos da historia hispânica da Idade Média. Em 1842 publicou Eurico o Presbítero, o primeiro grande romance histórico que se publicou em Portugal.

A sua grande rectidão moral obrigou-o a não aceitar homenagens e condecorações que a sua fama crescente ia justificando e, preferiu retirar-se da agitação e das intrigas da capital.  Em 1867 casou com D. Mariana Meira e retirou-se para a sua quinta de Vale de Lobos. Quando o Imperador D.Pedro II do Brasil veio a Portugal em 1877, foi a Vale de Lobos visitar Herculano. Querendo retribuir a visita, o escritor veio a Lisboa. Uma pneumonia que contraiu na viagem provocar-lhe-ia a morte em 13 de Setembro de 1877.. Um homem de pequena estatura, fisicamente frágil, mas com um grande carácter e uma força de vontade ímpar. Para não falar na sua elevada inteligência e num saber que abriu novos caminhos no mundo cultural do seu tempo. Um gigante, o Alexandre.

Leave a Reply