2014: ANO EUROPEU DO CÉREBRO E DAS DOENÇAS MENTAIS – DE 9 A 11 DE OUTUBRO, EM FARO, FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E SAÚDE MENTAL ASSINALA DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL por clara Castilho

ano europeu saude mental 5

Decorre o Ano Europeu do Cérebro e das Doenças Mentais escolhido pelo Parlamento Europeu, considerando que se trata de um problema que poderá ter causas e tentativas de intervenção comuns a alguns países da Europa. Continuamos a reflectir sobre o assunto.

O FICSAM | Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental é organizado pela Associação Cultural Inconsciente Colectivo. Esta é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como fim a organização, promoção, incentivo e produção de actividades, artísticas, culturais e científicas.

 FICSAM-CARTAZ-2014

A sua principal actividade é a realização de um Festival de Cinema que tem como tema central a saúde mental e que terá inicio no dia 10 de Outubro de 2013, Dia Mundial da Saúde Mental. Durante 3 dias de festival serão exibidos filmes sobre saúde mental, no   Museu Municipal de Faro. Tem a concurso cerca de 58 filmes centrados no tema da saúde mental, oriundos de todo o mundo. O tema da 2ª edição do FICSAM é VIVER COM A ESQUIZOFRENIA, tema proposto pela Federação Mundial da Saúde Mental.

 Para além de dar a conhecer diferentes obras cinematográficas, novos realizadores e criar novos públicos, o FICSAM pretende contribuir para sensibilizar o público em geral para as questões relacionadas com a saúde mental dos indivíduos, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental.

  Além do cinema, haverá palestras, uma exposição de trabalhos realizados pelos utentes do Forúm Sócio Ocupacional da ASMAL | Associação de Saúde Mental do Algarve intitulada “Recriando a nossa Herança”, uma exposição da pintora PULITA sobre o universo psicológico de Fernando Pessoa ,”O desassossego de Fernando Pessoa” e pelo projecto LLartproject de Sofia Trincão e Leif Lønne e ainda um workshop de cinema intensivo digital dinamizado por Diogo Pessoa de Andrade.

 Além da exibição de filmes, durante os três dias do festival, haverá ainda um programa paralelo que inclui a realização de actividades diversas, como workshops, exposições e conferências.

 Estiveram envolvidos na organização: Algarve Film Commission;Associação Alzheimer Portugal, Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL); Associação Portuguesa de Apoio à Vítima;Câmara Municipal de Faro; Cineclube de Faro; Clínica São Pedro; Direcção Geral da Saúde – Plano Nacional para a Saúde Mental; Hotel Faro;

Museu Municipal de Faro; SantaClaus Audiovisuais; Sociedade Recreativa e Artística Farense; Universidade do Algarve e aos voluntários do 3º ano do Curso de Marketing 2012/2013; Videocontraste.

  http://www.ficsam.com

https://www.facebook.com/pages/Ficsam-Festival-de-inema/481049218609275?fref=ts

Leave a Reply