A SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS RICOS – A RECESSÃO DEIXOU A CLASSE MÉDIA A METER ÁGUA. MAS PARA OS 1 POR CENTO A NAVEGAÇÃO TEM SIDO FÁCIL. – por DAVE GILSON – IMAGENS de MATTIAS MACKLER.

Temaseconomia1 

Selecção e tradução por Júlio Marques Mota

Map_of_USA_with_state_names_svg

Dave Gilson, Survival of the Richest – The recession left the middle class treading water. But it’s been smooth sailing for the 1 percent.

Mother Jones, Outubro de 2014

Parte I

 

survival rich - I

A GRANDE RECESSÃO  terminou oficialmente há já cinco anos, mas o que são hoje notícia para milhões de americanos: cerca de 95 por cento do crescimento do rendimento nacional verificado desde a considerada retoma foi absorvida pelos super-ricos.  Se um agregado familiar médio  ganha  actualmente $71.000 e se este  tivesse tido a mesma taxa de crescimento do rendimento que os  mais ricos  dos americanos, ou seja dos chamados  1 por cento,  desde 2000, receberiam agora mais de $83.000. E a distância entre os diferentes rendimentos  tem simplesmente aumentado e não apenas relativamente aos 1 por  cento dos mais ricos: veja-se atentamente o gráfico abaixo e ver-se-á  que é realmente apenas uma fracção muito pequena- a dos 1 por cento dos 1 por cento-que absorvem  a parte de leão da riqueza da nação. Com Washington paralisada sobre as questões que afectam o quotidiano de todos nós assim como sobre os problemas  de médio prazo olhemos para a situação da América no que diz respeito à repartição do rendimento.

survival rich - II survival rich - III

survival rich - IV

(continua)

________

Ver o original em:

Charts: How the Recovery Left Most Americans Behind

 

Leave a Reply