A EUROPA ESTÁ A ENFRENTAR UMA GRANDE DEPRESSÃO E A CULPA É DA ALEMANHA, por MATT O’BRIEN

Temaseconomia1

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

europe_pol_1993

A Europa está a enfrentar uma Grande Depressão e a culpa é da Alemanha

Matt O’Brien, Europe is facing a Great Depression, and it’s Germany’s fault

TheWashington Post – Wonkblog, 10 de Novembro de 2014  

matt o'brien - I

Fonte: Christian Odendahl

A Europa tem um problema que se chama Alemanha

Especificamente, tem um problema que é o facto da Alemanha não gastar suficientemente dinheiro. Mas os trabalhadores alemães não podem  gastar mais dinheiro do que o que eles têm, porque, em termos reais, isto é, deduzida a inflação,  não obtiveram praticamente nenhum aumento salarial que se veja ao longo da década passada. É o governo alemão que decide não gastar, mesmo que precise de novas  infra-estruturas  — e os accionistas, tão loucos quanto parecem, têm  estado a pagar para lhes emprestar dinheiro sobre aplicações em  títulos de  dois anos de maturidade. Podemos ver  como a Alemanha está necessitada, e fortemente, por  investimento  público tais como  estradas, pontes, e escolas,  no gráfico acima estabelecido pelo Centre for European Reform pelo  economista chefe Christian Odendahl. Tendo em conta a utilização e o desgaste,  o investimento público alemão na economia foi realmente negativo durante doze anos até agora.

A Alemanha, por outras palavras,  tem um problema de não querer gastar  o  dinheiro necessário. Está a funcionar com más infra-estruturas sem as  substituir  — e numa altura em que a sua própria economia está a começar a mergulhar na crise. Isto é, como  o IMF indicou, uma inacreditável visão de muito curtíssimo prazo, uma vez que  a despesa em investimentos para infra-estruturas  impulsionaria a economia hoje e impulsionaria o seu crescimento económico amanhã. É por esta razão que o FMI e o BCE, normalmente defensores de políticas orçamentais rígidas ou mesmo contraccionistas, têm estado a solicitar à  Alemanha  para  acabar de vez com a sua política de austeridade, ou seja, para começar a gastar mais para si-mesma, para seu próprio benefício, e da Europa também.

Bem, Alemanha mudou finalmente de opinião. Em vez de não fazer nada, está a começar a fazer  um pouco mais do que nada.  Está a começar a aumentar a sua  despesa de  infra-estruturas em cerca de 10 mil milhões de euros para os  próximos três anos — e isto é o que é. . Para termos uma melhor perspectiva deste valor, esta despesa  representa  apenas 0,1 por cento de produto interno bruto. Isto não é pois um estímulo à economia, isto é, sobretudo, um arredondamento. Mas isto é o máximo que a Alemanha está disposta a fazer,  uma vez que se  mantém determinada a  equilibrar o seu orçamento em 2015.

Assim, a  Alemanha manter-se-á em estagnação,  e o resto de Europa, que precisa desesperadamente da procura alemã, continuará o seu caminho para a sua Grande  Depressão.

Que é a palavra em alemão para uma moeda de um cêntimo sabiamente gasto e de uma libra loucamente dispendida?

What’s the German word for penny-wise and pound-foolish?

________

Ver o original em:

http://www.washingtonpost.com/blogs/wonkblog/wp/2014/11/10/europe-is-facing-a-great-depression-and-its-germany-fault/

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: