TRÊS IMAGENS – 2. A DESPESA COM A SEGURANÇA SOCIAL NO REINO UNIDO, por TEJVAN PETTINGER

Falareconomia1

Selecção, tradução e adaptação por Júlio Marques Mota

mapa-reino-unido

Três imagens do Reino Unido

Tejvan Pettinger, The Growth of Welfare Spending in the UK

Economics.Help, 28 de Novembro de 2014

 

2. A despesa com a Segurança Social no Reino Unido

Tejvan Pettinger , 28 de Novembro de 2014

Um olhar rápido sobre a despesa com a Segurança Social no Reino Unido. Isto tem na base a despesa pública gasta  pela protecção social. Os nossos agradecimentos ao Tesouro britânico pela sua ajuda em encontrar a série de dados que nos foram úteis.

Fonte: Public Expenditure Statistical Analysis 2014 | Data Chapter 5 – 5.2, Social Protection spending

Em primeiro lugar, houve uma alteração na categoria da despesa pública, agora referenciada – “despesa em protecção social” – ver: Social protection spending. Isto não trata  exactamente de  sociais. Inclui os serviços sociais pessoais como, por exemplo, as despesas em serviços de enfermagem, cuidados de saúde para com a comunidade; (despesa que poderia talvez melhor ser incluída como cuidados médicos).

Em segundo lugar, o nível que é de longe o maior na despesa da protecção social é a  despesa em pensões. Isto inclui pagamentos das pensões do Estado e (eu acredito) pensões profissionais dos trabalhadores aposentados do sector público.

pettiger - IV

É uma subdivisão muito difícil de manipular das despesas públicas, mas se nós olharmos para o orçamento como um todo este aumentou significativamente durante a grande recessão de 2009-2013. Isto é em parte devido aos pagamentos mais elevados em período recessivo do ciclo económico  no quadro do Estado-Providência durante um período de crescimento do desemprego e de redução dos rendimentos.

Contudo, num exame mais cuidadoso, o maior aumento e de longe é  bem o maior de todos eles na despesa do orçamento da segurança social, ou seja,  é a despesa em pensões. A despesa em pensões aumentou de £83 mil milhões  em 2009 /2010 para os £104.4 mil milhões em 2013 /2014. Um aumento de 21 mil milhões de libras. Num período considerado de austeridade é um aumento muito grande nas despesas públicas.

  • Os pagamentos de subsídio de desemprego desceram neste período de 5,5 mil milhões para 4,9 mil milhões.

  • Os subsídios de doença e de incapacidade aumentaram de £30.6 mil milhões para £37.5 mil milhões.

  • Os rendimentos de apoio, créditos de imposto, ( ambos familiares e de exclusão social) desceram de (£45.8 mil milhões para £ 43.9 mil milhões)

  • Os subsídios à habitação subiram de £22 mil milhões para £26 mil milhões (ser mais em Housing benefit)

 As despesas  com a Segurança Social no Reino Unido  

pettiger - V

A despesa em prestações sociais na Inglaterra

pettiger - VI

De acordo com PESA há cinco principais grupos de despesa com as prestações sociais

  1. incapacidade, deficiência e acidentes de trabalho .

  2. despesas em pensões

  3. subsídios de desemprego

  4. Habitação – eu admito que este é principalmente os subsídios à compra ou aluguer de habitação, embora não seja explicitamente dito.

  5. subsídios de apoio à família, rendimentos de apoio social e crédito fiscal.

O Tesouro na verdade divide os subsídios em dois grandes grupos diferentes.

As secções são as seguintes :

10.4 famílias e crianças (£24mil milhões)

– Apoios sociais, créditos fiscais

10,7 exclusão social (£29 mil milhões)

– Apoios sociais, créditos fiscais

Não estou inteiramente seguro da distinção. Não me parece ser a mais útil ajuda quando se entra em ruptura de rendimentos e é necessário saber para onde é que deve ir o dinheiro .

Crescimento da despesa social no Reino Unido

A melhor definição de de despesas em protecção social  excluiria as pensões universais pagas pelo Estado e as pensões públicas de base profissional. Isso também exclui os serviços pessoais sociais – que não são subsídios mas sim uma extensão dos cuidados de saúde / social.

As despesas em termos de assistência social para as pessoas que estão desempregadas, de baixos rendimentos, incapacitadas ou a defrontarem-se com o custo de vida elevado. Uma mais útil divisão quanto aos gastos públicos deveria incluir todos os subsídios da Segurança Social que são concebidos para reduzir a desigualdade social.

pettiger - VII

Crescimento das Despesas com a Segurança Social

E também é muito importante considerar as despesas sociais em termos do PIB

pettiger - VIII

Conclusões

Temos que trabalhar duramente para penetrar nas estatísticas do governo. Dado o interesse político em torno dos subsídios sociais. Gostaríamos de ver as estatísticas a serem mais claras tornando mais fácil encontrar a despesa nos diversos e diferentes tipos de pagamentos de matriz social.

Também, nós aprendemos que a maior tensão nas despesas públicas nos últimos anos não está a vir dos subsídios de desemprego e dos apoios de rendimentos complementares – mas sim das pensões públicas.

É assim como se pode comparar em 2011/12

pettiger - IX

______

Ver o artigo de Tejvan Pettinger em:

http://www.economicshelp.org/blog/12164/economics/benefit-spending-in-the-uk/#more-12164

1 Comment

Leave a Reply