NO CCB, EM LISBOA ORQUESTRA DE CÂMARA PORTUGUESA NÃO ACEITA BAIXAR OS BRAÇOS! DIA 15 DE JANEIRO, ÀS 21 H

Para além da qualidade da musica a ouvir, outra razão pode levar a ir assistir a este concerto. Vejam só:

A OCP (Orquestra de Câmara Portuguesa – http://www.ocp.org.pt/ ) – tem feito um trabalho notável na divulgação da cultura e da música em Portugal, junto do público tradicional, e tem a genuína preocupação de cidadania através de diversos projectos de Responsabilidade Social, que neste momento se desdobram em 4 modalidades: a OCPsolidária, a OCPdois, a OCPzero e O meu Amigo da OCP, todos em regime de voluntariado.

 f1_OCP15jan15ViolinoBypatriciaAndrade

Destes últimos destacam-se os seguintes:

– OCPsolidaria – onde os músicos trabalham com pessoas com deficiências cognitivas, motoras e sensoriais – têm tido um protocolo fixo com a CerciOeiras e com a Gulbenkian e feito um trabalho notável nesta área;

– OCPzero – que dá possibilidade a jovens talentos (até aos 18 anos), que são selecionados por todo o pais através de audições, de trabalharem, tocarem e aprenderem com a orquestra. É a única orquestra em Portugal que faz este trabalho junto dos jovens e lhes dá oportunidades de evoluírem como músicos.

A OCPzero evoluiu recentemente para a constituição da Jovem Orquestra Portuguesa, JOP, que é membro da EFNYO – European Federation of National Youth Orchestras, com sede em Viena de Áustria – em candidatura aprovada por unanimidade na Assembleia Geral de maio de 2013 realizada em Bucareste. Portugal era o único país da Europa que não tinha uma orquestra desta natureza até à data…

A OCP é a orquestra residente no CCB e tinha sempre garantido 4 concertos anuais que lhes permitia financiar todos estes outros projectos. Recentemente o CCB passou a garantir apenas 2 concertos anuais.

 Mas, com o espírito que caracteriza esta Orquestra e em particular o seu maestro, Pedro Carneiro, não baixaram os braços e marcaram um concerto para o próximo dia 15, fora dos 2 anuais contratados, onde, se encherem o grande auditório, não só lhes vai permite obter as verbas que foram cortadas como demonstram ao CCB que vale a pena continuar a apostar na OCP. Que todo o trabalho que têm desenvolvido não é em vão.

 Programa:

 “OCP: Espírito Radical!”  | 15 de janeiro | 21h 

CENTRO CULTURAL DE BELÉM | Grande Auditório

Orquestra de Câmara Portuguesa
direção, Pedro Carneiro

Programa

Robert Schumann, Sinfonia Nº1, op.38

intervalo
Johannes Brahms, Sinfonia Nº 1, op.68

SINOPSE

“OCP: Espírito Radical!” é o lema da Orquestra de Câmara Portuguesa para 2015, que vai celebrar, num ciclo de quatro concertos, a dupla integral das sinfonias de Schumann e Brahms.

Dois artistas ímpares, de rasgado génio, mas com uma prática de composição e de trabalho radicalmente diferentes.
Schumann descreveu o momento de inspiração como a centelha absoluta da criação artística, que sendo espontânea (o compositor escreveu muita desta música em episódios maníacos) nasce da autoimposição de uma difícil disciplina.

Brahms é o exemplo da perfeição da arquitetura musical e do seu refinamento absoluto: sempre acolhendo ideias espontâneas, mas como ponto de partida para uma viagem universal. Será através deste mote que Pedro Carneiro e a OCP se irão lançar a este enorme desafio: com toda a emoção, envolvimento, energia e espírito de descoberta.

 

Leave a Reply