ESCÂNDALO da SIEMENS / OTE: JULGAMENTO PARA 64 SUSPEITOS, INCLUINDO 13 ALEMÃES – por OKEANEWS

Falareconomia1

Selecção, tradução e nota introdutória por Júlio Marques Mota

europe_pol_1993

ESCÂNDALO da SIEMENS / OTE: JULGAMENTO PARA 64 SUSPEITOS, INCLUINDO 13 ALEMÃES

Ataque-se a corrupção e a sério mas somente se  não estejam alemães no processo,  é a conclusão deste texto.

Okeanews, 9 de Março de 2015

Dez anos depois da descoberta do escândalo, os juízes tomaram a decisão de reenviar  64 suspeitos em processo envolvendo pagamentos de subornos  pagos pelo  gigante alemão Siemens

escândalo

Entre os 64 suspeitos, 13 são de nacionalidade alemã, quadros  da empresa-mãe. De acordo com a decisão dos juízes, SIEMENS alegadamente pagou provavelmente cerca de  70 milhões de euros para conseguir  um contrato e digitalizar a rede  de telecomunicações pública grega da época, OTE. O contrato de ‘Convenção 8002’ tinha sido assinado em 1997.

Entre os suspeitos, o antigo homem forte da SIEMENS HELLAS, Michalis Christoforakos, que fugiu para a Alemanha e que as autoridades alemãs se recusam  a extraditar para a Grécia, a pedido das autoridades gregas.

As acusações referem-se  ao  “branqueamento de dinheiro” e a “corrupção activa e passiva”.

Theodoros Tsoukatos, conselheiro do  antigo primeiro-ministro Kostas Simitis (ler ou reler o Simistan: o conselho dos especialistas em finanças que governa a Grécia desde há 30 anos), está também na lista de suspeitos. “Tsoukatos parece ter distribuído  1.000.000 Deutsche Mark e defende que os fundos se encontram nas  contas do PASOK.”

Os outros suspeitos são executivos da filial grega de  Siemens, bem como os quadros de  nacionalidade alemã que alegadamente aprovaram os  subornos e os pagamentos à Grécia.

Na sua  decisão, os juízes absolveram  80 arguidos no processo .

O único político grego  que até agora foi condenado em conexão com este escândalo é o antigo Ministro dos transportes Tasos Mantelis, que foi condenado a uma  pena de três anos de prisão em 2011 depois de ter sido considerado  culpado por  ter aceite pagamentos de 450 000 marcos alemães (€230 000) da empresa  Siemens entre 1998 e 2000.

La rédaction Okeanews <infos@okeanews.fr>

Redacção de Okeanews , SCANDALE SIEMENS / OTE : PROCÈS POUR 64 SUSPECTS, DONT 13 ALLEMANDS

________

Ver o original em:

http://www.okeanews.fr/20150309-scandale-siemens-ote-proces-pour-64-suspects-dont-13-allemands

1 Comment

Leave a Reply