Selecção, tradução e nota introdutória por Júlio Marques Mota
ESCÂNDALO da SIEMENS / OTE: JULGAMENTO PARA 64 SUSPEITOS, INCLUINDO 13 ALEMÃES
Ataque-se a corrupção e a sério mas somente se não estejam alemães no processo, é a conclusão deste texto.
Okeanews, 9 de Março de 2015
Dez anos depois da descoberta do escândalo, os juízes tomaram a decisão de reenviar 64 suspeitos em processo envolvendo pagamentos de subornos pagos pelo gigante alemão Siemens
Entre os 64 suspeitos, 13 são de nacionalidade alemã, quadros da empresa-mãe. De acordo com a decisão dos juízes, SIEMENS alegadamente pagou provavelmente cerca de 70 milhões de euros para conseguir um contrato e digitalizar a rede de telecomunicações pública grega da época, OTE. O contrato de ‘Convenção 8002’ tinha sido assinado em 1997.
Entre os suspeitos, o antigo homem forte da SIEMENS HELLAS, Michalis Christoforakos, que fugiu para a Alemanha e que as autoridades alemãs se recusam a extraditar para a Grécia, a pedido das autoridades gregas.
As acusações referem-se ao “branqueamento de dinheiro” e a “corrupção activa e passiva”.
Theodoros Tsoukatos, conselheiro do antigo primeiro-ministro Kostas Simitis (ler ou reler o Simistan: o conselho dos especialistas em finanças que governa a Grécia desde há 30 anos), está também na lista de suspeitos. “Tsoukatos parece ter distribuído 1.000.000 Deutsche Mark e defende que os fundos se encontram nas contas do PASOK.”
Os outros suspeitos são executivos da filial grega de Siemens, bem como os quadros de nacionalidade alemã que alegadamente aprovaram os subornos e os pagamentos à Grécia.
Na sua decisão, os juízes absolveram 80 arguidos no processo .
O único político grego que até agora foi condenado em conexão com este escândalo é o antigo Ministro dos transportes Tasos Mantelis, que foi condenado a uma pena de três anos de prisão em 2011 depois de ter sido considerado culpado por ter aceite pagamentos de 450 000 marcos alemães (€230 000) da empresa Siemens entre 1998 e 2000.
La rédaction Okeanews <infos@okeanews.fr>
Redacção de Okeanews , SCANDALE SIEMENS / OTE : PROCÈS POUR 64 SUSPECTS, DONT 13 ALLEMANDS
________
Ver o original em:
http://www.okeanews.fr/20150309-scandale-siemens-ote-proces-pour-64-suspects-dont-13-allemands
Não haverá nada acerca de Submarinos ?.