ASSOCIAÇÃO DE COMBATE À PRECARIEDADE – PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS – BLOG CHEIRO DE SUOR – BLOCKUPY – HOJE HÁ UM PROTESTO INTERNACIONAL EM FRANKFURT, NA INAUGURAÇÃO DA SEDE DO BCE.

banners-tipo-site1 16 de Março de 2015

Precários a caminho de Frankfurt para estragar a festa do BCE | Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis

Os Precários Inflexíveis estão a caminho de Frankfurt para participar no protesto internacional dinamizado pelo Blockupy, nos próximos dias. A inauguração da sede do BCE contará com um protesto transnacional com activistas e organizações vindas de toda a Europa para contestar a troika, a austeridade e o precipício a que as instituições europeias estão a conduzir os povos. Mantém-te informado no nosso site e no do Blockupy.

blockbarri

Comunicado Internacional Blockupy

Na próxima 4ª feira é a inauguração do Banco Central Europeu. Espera-se a participação de gente de toda a Europa: movimentos sociais, activistas, migrantes, precários e trabalhadores industriais, sindicatos e partidos irão a Frankfurt dizer não à austeridade e contestar a autoridade do BCE e de outras instituições da União Europeia.

Está a começar uma nova fase na política europeia, uma fase de incerteza e confusão trazida pelo governo grego que está a desafiar a doutrina de que “não há alternativa à austeridade”. O exemplo grego é um sinal de esperança: ainda há espaço na Europa para reafirmar a importância da solidariedade, da democracia e dos bens comuns contra a competitividade e a ordem neoliberal.

Estaremos em Frankfurt, juntando muitas redes, trabalhadores, sindicatos, para dizer que somos a alternativa: queremos outra Europa, uma Europa que não seja subserviente ao capital, uma Europa que não use políticas monetárias para estabelecer a precariedade e cortar direitos sociais, o bem-estar e a democracia.

Esta não é a Europa que queremos. Não queremos voltar às velhas soberanias nacionais, nem aclamar uma democracia vazia que impõe hierarquias, explorando as diferenças de salários, de direitos sociais, de cidadania – na Europa e nas suas fronteiras. O tempo do regime da crise, o tempo da normalização das medidas de austeridade acabou. Não estamos interessados em outro resgate: queremos que o BCE e as instituições europeias sejam responsabilizadas pelas suas políticas. Perguntaremos: o que é que vocês fizeram à Grécia? O que é que vocês estão a fazer à Europa? E não aceitaremos nenhuma resposta técnica. As instituições europeias e os governos estão agora confrontadas com uma escolha política: podem descartar-se de milhões de pessoas que foram dramaticamente empobrecidas pela crise, ou podem evitá-lo.

Desde o início do processo Blockupy dizemos que a Europa é o nosso espaço mínimo de acção e iniciativa política. Estabelecemos uma comunicação política capaz de chegar a pessoas por toda a Europa. O dia chegou para mostrarmos que a Europa não são as suas instituições e os governos comprometidos com a austeridade. Europa significa para nós uma sociedade baseada na solidariedade, salário mínimo europeu, rendimento básico, segurança social universal e incondicional, residência ilimitada para os migrantes, justiça ambiental e transição ecológica.

Além de centenas de activistas viajando individualmente estão organizadas viagens de autocarro que trarão milhares de toda a Europa a tempo de interromper a inauguração e o dia de trabalho do BCE a 18 de Março.

Fazendo bloqueios, barricadas e acções durante a manhã e uma manifestação durante a tarde, a 18 de março, mostraremos aquilo que a Europa é. Juntem-se a nós a 18 de Março!

Blockupy promove esta quarta-feira protesto internacional contra a austeridade e o BCE | Blog Cheiro de Suor

//

//

// // // <![CDATA[
var amznKeys = amznads.getKeys();
if (typeof amznKeys != "undefined" && amznKeys != "") { for (var i =0; i // // // // //

“Espera-se uma forte participação de toda a Europa: movimentos sociais, ativistas, migrantes, precários e trabalhadores industriais, sindicatos e partidos virão a Frankfurt dizer não à austeridade e contestar a autoridade do BCE e de outras instituições da UE”, lê-se num comunicado de imprensa divulgado pelo movimento Blockupy alemão.

blockupy-plakat-engl-small_0

No dia 18 de março, próxima quarta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) vai inaugurar uma nova sede em Frankfurt que, segundo lembra o Blockupy, consiste numa fortaleza de 185 metros de altura que custou nada menos que 1,3 mil milhões de euros.

Ler mais em:

Blockupy promove esta quarta-feira protesto internacional contra a austeridade e o BCE

Leave a Reply

%d bloggers like this: