LIVRO & LIVROS – FÁBIO APRESENTA UM PROJECTO FOTOGRÁFICO, “HOMETOWN”, E O SEU LIVRO “BORDER LINE”

livro&livros1

BORDER LINE

Hometown - V

Hometown - I

Hometown - III

Hometown

Hometown, é um projecto fotográfico, bastante pessoal, que surge da minha interacção com a minha actual situação e com o espaço onde habito e onde de certa maneira estou confinado.

Apesar de ter feito formação em fotografia, e até ter trabalhado na área, sempre em regime de part-time, a fotografia nunca foi infelizmente a minha principal fonte de rendimento. Tive sempre de trabalhar noutras áreas para poder pagar as despesas do dia-a-dia e até para investir na fotografia, fosse em formações ou material fotográfico.

Agora fiquei desempregado, desde o dia 24 de Agosto que não exerço qualquer tipo de actividade profissional, seja em que área for. Assim, este projecto fotográfico, Hometown, surge na sequência do meu despedimento, aparece precisamente na altura em que tive noção pela primeira vez que iria efectivamente ficar sem trabalho. O início deste projecto aconteceu de forma inconsciente, só com o passar do tempo me fui verdadeiramente inteirando do que estava a fazer, e a partir daí comecei a moldar as coisas de maneira a saírem mais estruturadas e objectivas.

Hometown, não é propriamente um diário visual da minha actual situação, é mais, um conjunto muito distinto de reflexões, reflexões diversas, sobre o meu estado de espírito, frustrações e objectivos. É também um modo diferente de me olhar e ao espaço onde habito, é um olhar mais atento, mais curioso, mais inquiridor, no fundo mais vagaroso, fruto das circunstâncias. Acredito todavia, que alguém que olhe este projecto não me veja necessariamente lá, mas é para mim legitimo dizer que esta maneira de olhar, sou eu.

Gostava de salientar que não queria um trabalho demasiado pessimista, mas por outro lado também não consigo afastar totalmente o espectro de um futuro incerto.

Este projecto tem pouco tempo, como já mencionei, começou a ser realizado nos finais de Julho e vai até praticamente à data limite das inscrições no concurso, porém, será um projecto para continuar, a minha condição de desempregado irá prolongar-se e enquanto isso acontecer, também este projecto se prolongará. Espero que, no final, seja um balanço do meu tempo de desempregado, e que esse período seja particularmente curto.

Este projecto foi fotografado totalmente em formato digital, especialmente por razões financeiras, quis no entanto destacar o “grão” na imagem que por vezes me dá a nostalgia da fotografia analógica.

Leave a Reply