FESTIVAL DE CINEMA LUSÓFONO “FESTIN” HOMENAGEIA TIMOR-LESTE

De 8 a 15 de Abril de 2015, o Cinema São Jorge será novamente a casa da 6ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.

unnamed

No ano em que serão já precisas duas mãos para contar as etapas desta aventura à descoberta do cinema falado em português, o FESTin foca a sua atenção no Sudeste Asiático e homenageia um dos mais recentes países do mundo: Timor-Leste.

Para além das três secções de competição (de longas e curtas-metragens de ficção; e documentários), o festival voltará a integrar as Mostras de Cinema Brasileiro, Inclusão Social, InfantoJuvenil, País Convidado, bem como mostras especiais a anunciar.

O FESTin é uma coprodução Padrão Actual e EGEAC – Cinema São Jorge. Ao longo de cinco edições foram exibidas cerca 340 produções em língua portuguesa. Na 5ª edição do festival, em abril de 2014, foram apresentados 76 filmes, que alcançaram mais de 7000 espetadores, um aumento de 30% de procura do público em relação a 2013.

Organização: Asculp- Associacão Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa

 Co-produção: Cinema São Jorge

 O FESTin teve a primeira edição em 2010, com o objectivo de “incentivar uma maior cooperação entre os países do espaço lusófono na produção cinematográfica”.

 O actor brasileiro, Lázaro Ramos, protagonista de “O Vendedor de Passados”, obra que abre no dia 8 de Abril estará presente na sessão. Além dele, também o escritor angolano José Eduardo Agualusa, escritor do livro no qual o filme se baseou.

Programação em: http://festin-festival.com/

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: