DIA 23 DE ABRIL, às 19H, LANÇAMENTO DO LIVRO “O ANO DE ORPHEU, NA CASA FERNANDO PESSOA, LISBOA

É no dia 23 de Abril, às 19 H, na Casa Fernando Pessoa que se efectuará a apresentação do livro “1915 – O ano do Orpheu”. Trata-se de um conjunto de ensaios de diferentes autores, organizado por Steffen Dix para a Tinta-da-china. A acompanhar Steffen Dix estarão  Guilherme d’Oliveira Martins (Centro Nacional de Cultura) e José Manuel Fernandes (Fundação EDP).

fullsizerender_770x433_acf_cropped1-770x433

 Cem anos volvidos sobre um dos grandes marcos culturais do século XX europeu, este livro, reunindo diferentes ângulos de observação, procura reconstituir Portugal em torno do ano de 1915.

Se a revista Orpheu nasce em 1915, a verdade é que a sua origem remonta aos anos anteriores e que a sua influência se prolongou até ao nosso tempo. Para retratar o clima intelectual e cultural em que se movimentou a «geração Orpheu», os autores deste volume expandem as fronteiras temporais e geográficas: as histórias aqui contadas não se limitam a esse ano simbólico, nem ao perímetro compreendido entre o restaurante Irmãos Unidos e o Chiado. Em «1915 — O Ano do Orpheu» descobrimos também, por exemplo, os pontos de encontro londrinos e parisienses de vorticistas, cubistas, futuristas e órficos. Compreendemos assim que a revista Orpheu representa não apenas uma revolta contra a tradição artística do país, mas também o espírito europeu e as típicas confluências culturais e intelectuais das primeiras décadas do século XX.

 Casa Fernando Pessoa: Rua Coelho da Rocha, 16, Campo de Ourique, 1250-088 Lisboa

 

 

Leave a Reply