QUESTÕES ECONÓMICAS A PROPÓSITO DAS ELEIÇÕES GERAIS NO REINO UNIDO – por TJEVAN PETTINGER – I

Falareconomia1

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

mapa-reino-unido

Questões económicas a propósito das eleições gerais no Reino Unido

Tejvan Pettinger, Economic issues for the UK General Election

Economicshelp.org, 5 de Abril de 2015

 

Parto para Nova York na quarta-feira e  estou tentado a permanecer por lá  até 8 de Maio, podendo  então perder a campanha para as eleições gerais  do  Reino Unido, que até agora tem sido muito deprimente dada  a má qualidade do debate económico.

Eis aqui  apenas um esboço de algumas questões que podem ser  levadas em  consideração. Poderei mesmo desenvolvê-las   ao longo das próximas semanas.

De quem é  a culpa da crise económica de 2008/09? –

Essencialmente uma crise financeira global, agravada por uma muito fraca regulamentação financeira. Mas, quem é que defendia uma muito mais apertada regulação dos bancos antes de 2007?

Possíveis suspeitos pela continuada recessão

A crise do euro – incerteza e recessão na zona euro afecta as  exportações   do Reino Unido  assim como os seus  níveis de investimento.

Os empréstimos da banca  – grande relutância dos  bancos para emprestar às empresas sufoca  o  investimento e a recuperação económica.

Os cortes nas despesas públicas – os cortes nas despesas públicas  têm levado a uma queda na procura  e, também, a uma subsequente queda na despesa dos  consumidores.

Desaceleração global. O Reino Unido está a ser afectado pela desaceleração económica global. (embora as outras partes do mundo estão ainda a apresentar um   crescimento económico positivo)

Redução dos salários reais. A combinação dos cortes nos salários reais  e do  aumento da inflação das commodities  reduziram fortemente o  rendimento disponível nos  últimos anos.

A fraqueza do mercado imobiliário

Os baixos níveis da despesa nos consumidores

 

 

 

 

 

Poderia a Grande Recessão ser ainda pior ?

Sim.

  • Se o Reino Unido tem estado no Euro .

  • Se o Reino Unido não tem aplicado uma política orçamental expansionista em 2009

  • Se o Bank of England não tivesse praticado uma política monetária expansionista

A grande depressão foi causada pelos imprudentes empréstimos governamentais contraídos  durante o  período trabalhista? 

tjevan - II

Em 2007/08, a dívida do sector público do Reino Unido   esteve  perto do nível mais baixo jamais alcançado desde antes da primeira guerra mundial em 1914.

Notem-se os níveis de dívida em 1945, quando os Trabalhistas introduziram o Serviço Nacional de Saúde, o Estado-Providência e nacionalizou as indústrias chaves da economia.

É a redução do défice orçamental um objectivo económico importante – quando a economia  se está  a  recuperar  da recessão?

A redução da dívida pode ser um objectivo político importante. Mas, ironicamente, muitos economistas sentem que a redução dos défices (através de austeridade) pode ser contraproducente.

Porque é a austeridade tão politicamente popular, quando andam tantos economistas  a dizerem-nos que esta é, pelo contrário, muito prejudicial?

Qual é o impacto económico da imigração sobre a economia do Reino Unido?

Numerosas  vantagens  para as receitas fiscais, em termos da oferta de trabalho, do crescimento económico e na redução da dívida/PIB. Porém isto acrescenta uma  pressão adicional sobre o mercado imobiliário, sobre o seu congestionamento e sobre os transportes.

(continua)

________

Ver o original em:

http://www.economicshelp.org/blog/13378/politics/economic-issues-for-the-uk-general-election/

Publicação autorizada pelo autor.

Leave a Reply