NO TEATRO NACIONAL DONA MARIA II, CICLO PORTUGAL – GALICIA: CENÁRIOS PARA UM ENCONTRO, DIA 26 DE MAIO, ÀS 18H, FILME “DOENTES”

No dia 26 de Maio, às 18h e no salão nobre do Teatro Nacional D. Maria II, com entrada livre, pode assistir ao Filme: “Doentes” (o teatro galego na ficção cinematográfica).

outras680_19866931054e1daa4a7344

O velho Hospital Real, em Santiago de Compostela, é desalojado para ser transformado num hotel de luxo. Correm os anos 50 na Galiza e na rua circulam doentes, pobres e peregrinos perpétuos.  Assim arranca Doentes, um filme de Gustavo Balza protagonizado pelos actores galegos Xosé Manuel Olveira Pico e por Antonio Durán Morris, produzido no ano de 2011 a partir do texto do dramaturgo Roberto Vidal Bolaño.

 A projecção do filme será antecedida por uma apresentação do Director do Centro Dramático Galego, Manuel Guede, que partilhará com o público a sua visão particular sobre a singularidade da obra de Vidal Bolaño*, referência indiscutível do panorama teatral galego.

 As relações entre Portugal e a Galiza são tão profundas quanto desconhecidas. O Ciclo Portugal-Galicia: Cenários para um encontro pretende criar uma aproximação que permita retomar uma relação intensa tal como teve lugar nos anos 80 e 90. Composto por um espectáculo produzido conjuntamente, por um mês de programação galega em Lisboa, por um debate no âmbito dos Encontros Garrett e por um projecto de cooperação entre as três escolas nacionais de Teatro, esta é uma oportunidade de criar redes para o futuro.

Leave a Reply