LIVRO “A MENINA DO MAR”,DE SOPHIA DE MELLO ANDERSEN, PUBLICADO EM 2014 NO BRASIL, FOI CONSIDERADO A MELHOR OBRA DE “LÍNGUA PORTUGUESA” por Clara Castilho

livrolivros22

O livro “A menina do mar”, da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, foi considerado um dos melhores publicados no mercado brasileiro em 2014, revelou a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Criada em 23 de Maio de 1968, é a seção brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY, e constitui-se como uma instituição de direito privado, de utilidade pública federal e estadual, de caráter técnico-educacional e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro.

Tem como objectivo promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias.

 cosac

Esta fundação brasileira distingue anualmente os melhores livros para jovens e crianças, publicados no mercado brasileiro ao longo de um ano e em quase vinte categorias diferentes.

“A menina do mar”, distinguido como melhor obra em língua portuguesa, foi publicado em Outubro de 2014 no Brasil pela Cosac Naify, com ilustrações da autora brasileira Veridiana Scarpelli.

sofia-capas_00004

A obra, que em Portugal faz parte do Plano Nacional de Leitura, conta a história de um menino, que vive numa casa branca voltada para o mar, que um dia encontra uma menina, pequenina e de cabelos azuis, que estava a dançar com um polvo, um caranguejo e um peixe.

A MENINA DO MAR, foi publicada pela 1ª vez no ano de 1958. Em Portugal, vai em mais de 41 edições. Foram todas ilustradas por grandes nomes da nossa pintura: Sarah Affonso,  Fernando de Azevedo, Armando Alves,  Fernanda Fragateiro.

Leave a Reply