O mais prestigiado prémio europeu de museologia científica tem, a partir de hoje, o nome Mariano Gago Ecsite Awards. Foi esta a forma encontrada pelos museus e centros de ciência europeus para reconhecer a intervenção de Mariano Gago no campo da cultura científica na Europa e no mundo.
A proposta partiu de antigos dirigentes desta organização e foi formalmente aprovada pelo Board desta instituição, que representa perto de 400 museus e centros de ciência, distribuídos por 50 países, e atraindo todos os anos perto de 40 milhões de visitantes.
Nestes centros de ciência e outras instituições de comunicação de ciência, Mariano Gago ganhou grande respeito e popularidade enquanto ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e também na qualidade de especialista de política de ciência e tecnologia, tendo sido membro de várias organizações internacionais.
O “Mariano Gago Ecsite Awards” foi entregue na passada quinta-feira, durante a conferência anual do Ecsite, considerada por muitos como o maior e mais importante evento de comunicação de ciência na Europa, que decorreu na cidade italiana de Trento, com mais de 1000 participantes.