HOMENAGEM A MARIANO GAGO ATRAVÉS DE NOME DE PRÉMIO INTERNACIONAL por clara castilho

O mais prestigiado prémio europeu de museologia científica tem, a partir de hoje, o nome Mariano Gago Ecsite Awards. Foi esta a forma encontrada pelos museus e centros de ciência europeus para reconhecer a intervenção de Mariano Gago no campo da cultura científica na Europa e no mundo.

Capturar

A proposta partiu de antigos dirigentes desta organização e foi formalmente aprovada pelo Board desta instituição, que representa perto de 400 museus e centros de ciência, distribuídos por 50 países, e atraindo todos os anos perto de 40 milhões de visitantes.

Nestes centros de ciência e outras instituições de comunicação de ciência, Mariano Gago ganhou grande respeito e popularidade  enquanto ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e também na qualidade de especialista de política de ciência e tecnologia, tendo sido membro de várias organizações internacionais.

O “Mariano Gago Ecsite Awards” foi entregue na passada quinta-feira, durante a conferência anual do Ecsite, considerada por muitos como o maior e mais importante evento de comunicação de ciência na Europa, que decorreu na cidade italiana de Trento, com mais de 1000 participantes.

Já, por cá, quem não se lembra, aquando do seu falecimento, das pouco sensíveis palavras dos nossos dirigentes, ao mencionar as divergências políticas no elogio fúnebre (“apesar de ter servido em governos do Partido Socialista”…)

Mariano Gago foi ministro da Ciência e da Tecnologia de 1995 a 2002, dos XIII e XIV Governos Constitucionais, liderados por António Guterres, e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em novos governos do Partido Socialista – nos XVII e XVIII governos, de 2005 a 2011 -, desta vez com José Sócrates como primeiro-ministro.

Leave a Reply