SOLIDARIEDADE COM A GRÉCIA – 20-26 DE JUNHO – MUDAR A EUROPA – SEMANA DE ACÇÃO

solidariedade-com-a-grc3a9cia1 - ii

SOLIDARIEDADE COM A GRÉCIA

20-26 DE JUNHO

MUDAR A EUROPA

Semana de acção

 

Apelo a uma mobilização popular europeia em coordenação com a Grécia.

Lutemos unidos contra a austeridade e a injustiça social.

O resultado do combate actual contra a austeridade determinará não só o futuro do povo grego, mas também o futuro dos povos europeus que lutam por mais democracia e mais igualdade. Sob os precedentes governos, a Grécia serviu de cobaia, mas ela constitui agora o exemplo positivo que certas forças desejam esmagar.

Por consequência, é necessário construir uma frente social e política europeia capaz de lutar contra a pressão das instituições da U.E. que conduziria à asfixia da sociedade grega, se fossem aplicados novamente os programas de austeridade aceites pelos governos gregos anteriores, com resultados catastróficos. O povo grego, pelo mandato expresso em 25 de Janeiro, condenou as políticas de austeridade, assim como as leis contra os trabalhadores, e os programas de privatizações. As políticas defendidas pelo SYRIZA inspiram-se nas exigências apresentadas pelos movimentos sindicais e sociais europeus dos últimos dez anos. Necessitamos agora do apoio destes mesmos movimentos europeus a fim de combater as pressões da U.E. e fazer avançar o programa progressista de justiça social. O Establishment europeu tem tentado punir o modelo alternativo de justiça social e de democracia defendido pelos representantes do povo grego por uma única razão, o medo. Apelamos a que esta intenção não seja aceite!

As negociações entre o governo grego e as instituições europeias terão lugar em Junho. Para as elites económicas é difícil aceitar a contestação das políticas propostas ou a apresentação de um plano económico alternativo. Todos os meios de chantagem contra o povo grego e o seu governo são utilizados. Apelamos a que se demonstre que o povo grego não está isolado neste combate!

Devemos exercer uma forte pressão sobre instituições para que elas renunciem a este comportamento inaceitável e para que aceitem o facto que compete exclusivamente aos cidadãos europeus: decidir o seu futuro. Apoiados nas recentes decisões tomadas na reunião de 2 de Maio em Atenas, nós, uma larga coligação de organizações sociais e de sindicatos, de redes de intelectuais, artistas e emigrantes, de diversas forças políticas de esquerda, ecologistas e progressistas que são activas na Grécia, propomos uma semana de acções internacionais entre 20 e 26 de Junho, com o objectivo de criar um contexto social e político favorável ao apoio da luta da Grécia. Desejamos igualmente acolher, em Atenas, dia 27 de Junho um encontro com objectivo de partilhar tanto as nossas experiências como as vossas em matéria de mobilizações e de solidariedade. É importante que os povos europeus abandonem a atitude de espectadores passivos e se transformem em actores activos sobre este assunto.

Este encontro permitirá igualmente oferecer o espaço necessário para que estes diferentes actores possam exprimir as suas preocupações sobre estas negociações mas, sobretudo, para sublinhar a necessidade de estabelecer um contrapeso às pressões sistémicas contra as exigências do governo grego de abandono da austeridade e de defesa da justiça social. É extremamente importante enviar uma mensagem política clara. A sociedade grega não resiste isoladamente. Devemos demonstrar que estamos decididos a apoiar todas as suas reivindicações expressas anteriormente. O povo grego quando votou a favor dum governo de esquerda para apoiar as suas reivindicações, decidiu quebrar o consenso neoliberal. A solidariedade e o apoio popular massivo permitirão alcançar o melhor resultado na disputa entre o nosso campo e a elite política e económica europeia.

Lutemos por uma Europa da dignidade e da solidariedade e contra uma Europa dos lucros, contra uma Europa fortaleza. Apelamos todas as forças sociais e políticas a participar nesta semana de solidariedade e a construir coligações nacionais fortes a fim de apoiar a luta europeia contra a austeridade.

Membros de Sindicatos e de Federações sindicais

Organizações

Personalidades públicas

________

Ver mais em:

http://aveclesgrecs.com/2015/05/29/a-lappel-du-mouvement-grec-semaine-daction-europeenne-du-20-au-26-juin/

http://paris.demosphere.eu/rv/40357

 

Leave a Reply