EDITORIAL – O PROTAGONISTA

logo editorialDe uma forma geral, este espaço dedicado a uma reflexão sobre um tema de actualidade, vai hoje entrar um pouco na nossa área das efemérides para abordar duas obras, a de um escritor e a de um cineasta que nunca deixaram de aprofundar temáticas que concernem ao dia a dia – todos os dias-a-dias – Scott Fitzgerald e Pedro Almodóvar, um escritor norte-americano e um cineasta espanhol. Ambos nasceram em 24 de Setembro – mas, mais importante, ambos se interrogaram sobre o papel do homem neste palco que lhe foi destinado – o da vida.

Outra efeméride é a do 39º aniversário da tomada de posse do 1º Governo Constitucional da República. Liderado por Mário Soares, foi o primeiro da série de executivos que se têm sucedido no poder descendo degraus, violando os direitos constitucionais dos cidadãos e construindo uma realidade que nos faz ter saudade de realidades que nos pareciam pioráveis.

Scott Fitzgerald pôs em causa a american way of life que hoje gere a vida quotidiana de milhões de seres humanos- Almodóvar questiona os labirintos da “n ormalidade”- Os governos constitucionais da República, o figurino americano que nos rege, os suterrâneos desta normalidade doentia em que esaamos mergulhados – um espelho de três faces que mostrasenpre a mesma imagem,

– A de um homem prisioneiro das suas obsessões,

 

 

Leave a Reply