BIBLIOTECA DIGITAL COM RECURSOS PEDAGÓGICOS SOBRE O VALOR DA DEMOCRACIA E DA PARTICIPAÇÃO CÍVICA por clara castilho

Livros digitais e recursos pedagógicos sobre o valor da democracia e da participação cívica dirigidos a crianças e jovens. Visam suscitar o conhecimento de realidades culturais diferentes, a interiorização de valores de tolerância e respeito mútuo, a compreensão intercultural e comportamentos relacionais positivos.
Biblioteca Digital foi desenvolvida graças a recursos públicos provenientes da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein, no âmbito dos EEA Grants, através do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

unnamed

 A Biblioteca de Livros Digitais pretende disponibilizar uma colecção de livros para apoiar a abordagem educativa de temáticas da área da cidadania, nomeadamente:

  • o valor da democracia e da participação cívica;

  • a defesa dos direitos das minorias;

  • a igualdade de género;

  • o combate contra discriminações e desigualdades sociais;

  • o combate ao racismo, à xenofobia, à linguagem de ódio.

Os livros publicados constituem recursos apropriados ao desenvolvimento de projectos de formação cívica dirigidos a crianças e jovens, sendo desejável que tanto a leitura, como as actividades desenvolvidas no âmbito desses projectos possam suscitar:

  • o conhecimento de realidades culturais diferentes;

  • a interiorização de valores de tolerância e respeito mútuo;

  • a compreensão intercultural;

  • comportamentos relacionais positivos.

Sendo as crianças e os jovens particularmente atraídos pelo suporte digital, os ambientes digitais podem estimular a leitura e a escrita e convidar à reflexão sobre as questões abordadas pelos livros. Verifica-se que as escolas portuguesas dispõem hoje de instrumentos que permitem pleno acesso à Internet. No entanto, continuam a escassear em língua portuguesa recursos digitais especialmente concebidos para integrar vertentes educativas e vertentes lúdicas e que possam ser acedidos em tablet, Ipad, Androide e telemóvel. A BLD não irá certamente resolver essas carências, mas propõe-se contribuir para que as crianças, bem como os docentes e os animadores, beneficiem da disponibilização gratuita de recursos utilizáveis na formação para a cidadania, tornados mais apelativos graças ao suporte digital.

http://bibliotecalivrosdigitais.observalinguaportuguesa.org/

Leave a Reply