LANÇAMENTO DA REVISTA “TEMA”, DIA 15 DE DEZEMBRO, ÀS 19H30, NA LER DEVAGAR, COM FOTOS DO NOSSO COLABORADOR ANTÓNIO CASTILHO

A Revista TEMA, dedicada à Fotografia Documental e editada pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF), chega às prateleiras e às mãos dos seus leitores em Dezembro.

Editada pela primeira vez em papel, o projecto do MEF verá a luz do dia a 15 de Dezembro, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa. A publicação, aberta a autores de todas as nacionalidades cujo trabalho fotográfico aborde temas de índole documental, será apresentada pela equipa que assume a sua coordenação e com a participação dos muitos que contribuíram para este quarto número.

15.12 revista

Desta feita bilingue e impresso, a TEMA surge sob a égide “Recomeçar” e apresenta ensaios fotográficos inéditos sobre os refugiados sírios na Turquia, a revolução de 25 Abril 1974 em Portugal ou o quotidiano dos imigrantes na Grécia, entre outros. Para além das imagens, a revista apresenta cinco secções, dedicadas a um Fotógrafo, ao Processo de trabalho de outro, a um Livro Fotográfico, ao projecto documental na Rede e a história de uma Imagem marcante. São 128 páginas de histórias com imagens e as pessoas que as imaginam.

12289538_979088855478164_7860263963015786679_n

Nesta TEMA aparecem imagens do nosso colaborador António Castilho, apresentadas da seguinte forma: António Castilho redescobriu alguns rolos perdidos no tempo e partilha a sua visão do PREC, num trabalho resgatado ao esquecimento e que marca também a presença do ensaio fotográfico português na revista. Ele afirma: “A minha vida, nesse tempo, era de participação ativa nas mudanças do país, por isso, documentar o dia a dia era natural”.

O lançamento da Revista TEMA N4 – “Recomeçar” – é um evento aberto ao público, para partilha das visões fotográficas a partir daqui disponíveis nas livrarias. Tem lugar no dia 15 de Dezembro 2015, pelas 19h30, na Livraria Ler Devagar (Lx Factory, Lisboa).

Mais informações em Movimento e Imagem.

Leave a Reply