36. Caderno de notas de um etnólogo na Grécia – Deuses ctónicos I

Falareconomia1

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

Revisão Flávio Nunes

 

Caderno de notas de um etnólogo na Grécia- Uma análise social diária da crise grega

Uma colectânea de alguns dos textos publicados por Panagiotis Grigoriou

Original File Name: 2015022442.jpg
Quarta-feira, 19 de Agosto de 2015

36. Caderno de notas de um etnólogo na Grécia – Deuses ctónicos

Original File Name: 2015081911.jpg

Autenticidades observáveis. Desde o seu novo e grande museu, os turistas não cessam de admirar a Acrópole. Estação turística plena, excessiva mesmo. “É somente graças ao bom período turístico e graças aos cinquenta mil milhões de euros retirados dos bancos desde há alguns meses e colocados… debaixo dos colchões, que a economia grega subsiste ainda; se não seria ainda pior que o marasmo. Em breve, esta triste história rebentará e o nosso país talvez com isso também”. Análise de um economista, contactado por telefone pelos jornalistas da rádio 105,5 (SYRIZA), terça-feira 18 de Agosto.

 

Original File Name: 2015081912.jpg
Outras autenticidades observáveis. Atenas, Agosto de 2015

Atenas vive e morre lentamente, numerosas lojas de comércio permanecerão fechadas até à semana próxima, esperando… o encerramento definitivo para algumas delas. Entre as medidas do memorando III, aí está este adiantamento até 100% do imposto das empresas sobre o ano seguinte (calculado com base no exercício corrente), uma medida que referir-se-á a todos os trabalhadores independentes, empresários agrícolas incluídos.

Estes últimos, beneficiarão no entanto de um… favor, durante esta primeira vez transitória, eles não terão mais do 55% do imposto do ano seguinte a avançar, salvo que o seu gasóleo irá deixar de ser vendido livre de impostos e que o montante das suas contribuições para a Segurança Social aumentará de 43%, sem estar a esquecer esta generalização da tributação fiscal até 26% e isto, a partir do primeiro euro ganho… e para todos, e por conseguinte, independentemente dos rendimentos (fracos ou não).
Para os redactores da revista política (de esquerda) “Unfollow” (número do mês de Agosto), este memorando III é semelhante a … uma espécie de comunicação sobre o falecimento da Grécia, da sua democracia, da sua soberania, como de resto da sua própria economia. Na Internet grega, ironiza-se tanto quanto se pode sobre o carácter totalitário e concentracionário que este memorando impõe às instituições democráticas, “ao Parlamento” primeiro, apesar dos (últimos ?) esforços de resistência desenvolvidos por Zoé Konstantopoúlou. Esforços… então onerosos, já que a Presidente da Assembleia será afastada das listas dos candidatos SYRIZA para deputada, aquando das próximas legislativas, de acordo com fontes de Maxímou (o São Bento lá do sitio), citadas pela imprensa esta semana.

Original File Name: 2015081939.jpg
Mémorando II. Revista “Unfollow”, Atenas, Agosto de 2015

 

Original File Name: 2015081957.jpg
Mémorando III. Internet grega, Agosto de 2015

 

Original File Name: 2015081932.jpg
Alegorias, museu da Acrópole. Atenas, Agosto de 2015

É certamente já, o epílogo da antiguidade… SYRIZA, neste tão bonito verão de 2015. Dimítris Belandís, membro (de momento) do Comité central SYRIZA e também da Plataforma de esquerda, dizia-me em Janeiro de 2015, a uma semana das eleições legislativas, que “se SYRIZA falhasse, então seria toda a esquerda a ter falhado ”. Está quase feito, embora ….
Neste momento, numerosos quadros SYRIZA, epónimos como anónimos, demitem-se das suas funções, e não esperam mesmo a perspectiva de um congresso de opereta, que… os mandarins Tsipriotas querem organizar, não com base nos intervenientes do congresso precedente, mas fazendo apelo … a uma participação “renovada e com o carácter de extraordinário”. Mais o mais elevado responsável SYRIZA para a ilha de Rodes por exemplo demitiu-se, não sem estar a expor publicamente a sua náusea:

“Por razões ao mesmo tempo pessoais e políticas, apresento a minha demissão da função de Coordenador de SYRIZA para as ilhas Dodécanèse sul, bem como do seu Comité departamental. Não tenho que esperar as evoluções no seio de SYRIZA, e ainda menos o seu Congresso, porque se trata de uma paródia política como tudo é já determinado pela equipa de Maxímou (as pessoas do gabinete de Tsipras). E isto não passa finalmente de ser apenas uma integração rápida – com ou sem eleições antecipadas – de SYRIZA, no bloco das forças políticas do memorando, finalmente, e ainda… dos voluntários da austeridade e da continuação da catástrofe social, além disso, em nome da Esquerda.”

 

Original File Name: 2015081956.jpg
O ministro das Finanças Tsakalotos aquando da noite branca e paródica no Parlamento. 14 Agosto de 2015

 

Original File Name: 2015081920.jpg
Atenas, Agosto de 2015

 

Original File Name: 2015081930.jpg
Nem um só passo atrás.. Atenas, Agosto de 2015

(continua)

Uma colectânea de alguns dos textos publicados por Panagiotis Grigoriou
Tradução Júlio Marques Mota
Revisão Maria Cardigos
Texto original publicado pelo sítio greek crisis
Panagiotis Grigoriou, Carnet de notes d’un ethnologue en Grèce, une analyse sociale journalière de la crise grecque. Texto disponível no site greekcrisis, cujo endereço é : http://www.greekcrisis.fr/

Leave a Reply