PORTUGAL EM PARIS por clara castilho

A Cultura portuguesa invade a capital francesa.

Podemos falar da iniciativa da delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian e o Théâtre de la Ville, que irão apresentar exposições do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, da fotógrafa Helena Almeida, de meio século da arquitetura portuguesa, do artista Julião Sarmento e ainda uma peça da companhia Teatro Praga.juliao_sarmento3

Chamaram-lhe a “Primavera Cultural Portuguesa” e é inaugurada a 20 de Janeiro, na Gulbenkian de Paris, com a exposição “Julião Sarmento, la chose, même – the real thing” (até 17 de Abril).

 

By Heart by Tiago Rodrigues image credit Magda Bizarro

“By Heart” com texto e encenação de Tiago Rodrigues, irá apresentar-se no Théâtre de la Bastille até 26 de janeiro. Em By Heart, Tiago Rodrigues ensina um poema a 10 pessoas. Essas 10 pessoas nunca viram o espetáculo e não faziam ideia que poema iam aprender de cor à frente do público. Enquanto os ensina, Tiago Rodrigues vai desfiando histórias sobre a sua avó quase-cega misturadas com histórias sobre escritores e personagens de livros que, de algum modo, estão ligados à sua avó e a ele próprio. Esses livros também estão lá, em palco, dentro de caixotes de fruta. E à medida que cada par de versos vai sendo ensinado ao grupo de 10 pessoas, vão emergindo ligações improváveis entre o vencedor do Nobel Boris Pasternak, uma cozinheira do norte de Portugal e um programa de televisão holandês chamado Beleza e Consolação. E o mistério da escolha do poema que as 10 pessoas decoram vai sendo esclarecido.

O museu Jeu de Paume, de 9 de Fevereiro a 22 de Maio, apresenta a retrospectiva “Helena Almeida. Corpus”.

De 20 de Abril a 18 de Julho, o Grand Palais, associado às comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta a retrospectiva de Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), “o segredo mais bem guardado da cultura portuguesa, que viveu e trabalhou entre Paris e Manhufe, no norte de Portugal“.

De 13 de Abril a 29 de Agosto, será a Cité de l’Architecture du Patrimoine, em coproduçao com a Gulbenkian de Paris, a receber a exposição “Les universalistes. 50 ans d’architecture portugaise”.

De 31 de Maio a 04 de Junho, no âmbito da sétima edição do festival Chantiers d’Europe, o Théâtre de Ville propõe o “Projet Pessoa”, do Teatro Praga, a companhia portuguesa que volta a ser convidada para o evento (Chantiers/Estaleiros da Europa), pelo quarto ano consecutivo.

Leave a Reply