A COLUNA DE OCTOPUS – MARCELO REBELO DE SOUSA – A VITÓRIA DOS MEDIA

octopus1

553640_415459215145104_1179302637_n

 

A vitória de Marcelo Rebelo de Sousa representa, para quem ainda tinha dúvidas, a vitória dos media.

Os media, na posse de importantes grupos multinacionais, influenciam o nosso voto, a tal ponto que moldam a nossa forma de pensar deturpando a realidade.

Quando votamos, votamos sem qualquer base racional ou ideológica, mas apenas por sensações sugeridas num candidato bom para nós, apresentado como qualquer produto de consumo.

Os media, com a televisão em destaque, aniquilam qualquer veleidade de pensamento próprio. Aderimos a um objecto televisivo como também aderimos a um qualquer político sem nenhum pensamento crítico.

Longe vão os tempos em que se discutia ideologia, utópica ou não, em relação a orientações políticas diferentes. Actualmente somos avassalados por imagens construídas pelos media protagonizados por verdadeiros actores, moldados nas suas maneiras de actuar pelos que verdadeiramente mexem os cordelinhos e em que os políticos são actores descartáveis.

O poder dos Estados nações foi progressivamente transferido para entidades abstratas em nome de um bem comum como a ONU, a União Europeia e outras, mas nas quais impera o lucro das multinacionais que dominam esses mesmos órgãos e que por sua vezes dominam os países, dado que controlam entre outras coisas os media.

Esta eleição presidencial em Portugal é prova disso. Apesar de cada um pensar que elegeu o presidente que pensa ser a melhor escolha, elegeu o presidente proposto e fabricado pelos media.

Este é um presidente espectáculo ao serviço do pensamento dominante  “em que o espectáculo é a parte principal do tempo vivido no exterior da produção” (Guy Debord).

Leave a Reply