No Palácio Foz dia 1 de Fevereiro 2016 às 18:30 Concerto de Música Klezmer Pelo Ensemble Stellerranti

No Palácio Foz – Sala dos Espelhos – dia 1 de Fevereiro às 18:30

Concerto de Musica Klezmer Pelo Ensemble STELLERRANTI

músuca

NO ÂMBITO DA SEMANA DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA APRESENTAMOS:

A Noite da Liberdade

pelo Ensemble Stellerranti

Lydia Cevidalli (violino) – Mauro Sabbione (piano)

Cinzia Bauci (voz) – Pier Gallesi (acordeão, piano)

A Noite da Liberdade é uma viagem musical em estilo klezmer, inspirada nos temas centrais da Páscoa Hebraica, o fim da escravidão e a conquista da liberdade. Tem como pano de fundo um imaginário cabaret dos guetos, o Gueto Kabarett, que recorda os muitos locais abertos nos guetos durante a segunda guerra mundial. Música e teatro, pios niggunim (cantos), textos da tradição religiosa e canções transgressivas do cabaret berlinês alternam-se para um concerto muito original.

A Noite da Liberdade estreou em maio de 2012 no Piccolo Festival della Cultura Ebraica alle Scimmie de Milão e foi apresentado em vários festivais, quer em Itália quer no estrangeiro.

Cinzia BAUCI e Pier GALLESI têm uma preparação musical clássica, tendo frequentado escolas de teatro e apresentando um currículo muito eclético, da música ambiente e da pesquisa às incursões pelo pop de autor e pela música de entretenimento. Apresentam-se como modernos contadores de histórias e são autores e criadores do teatro concerto em que misturam recitação, canto, música culta e popular, línguas e disciplinas artísticas. É de 2011 a performance “La Via del Cuore”, para voz e shofar, por ocasião da exposição antológica de Silvio Wolf “Sulla Soglia” no PAC (Pavilhão de Arte Contemporânea) de Milão. Em 2012 foi publicado o CD Cabaret Europa produzido por Mauro Sabbione para a AFTER LIFE MUSIC DIMENSION de Vigevano. São de 2015 o EP “Kabarett” piano e voz e a música “The Ballad of Rumelaj”, sempre produzida por ALMD. Desenvolvem atividade de team building e laboratórios de teatro e música. Cinzia Bauci tem criado com Mauro Sabbione, Melodrama, grupo da equipa IRA de Florença, com quem realizou LPs, tournées em Itália e no estrangeiro (Alemanha, Cuba, Grécia, Suíça), espetáculos teatrais, concertos live e bandas sonoras. Gallesi tem colaborado, como pianista, acordeonista e ator, com a orquestra NSI (Nuova Sinfonica Italiana) e tem encontros de didática musical como os ligados ao órgão Mascioni da Basílica de San Gaudenzio dirigidos aos alunos da escola primária e preparatória.

Lydia CEVIDALLI, docente de violino no Conservatório G. Verdi de Milão. Responsável no mesmo conservatório pelo “O Dia da Memória” e com uma intensa atividade de concertista em Itália e no estrangeiro. Tem colaborado com Jordi Savall e actuou com músicos klezmer como Gabriele Coen. Fundou o ensemble barroco “Salomone Rossi” e, entre os muitos concertos realizados, assinala-se o de 24 de janeiro de 2016 no Quirinale transmitido pela Rádio Tre, e o do grupo de divulgação da música hebraica tradicional “Klezfardit”. Animadora de muitos e importantes projetos ligados a aspetos pouco conhecidos do mundo hebraico, tem realizado música ao vivo em peças teatrais e em reading.

http://www.lydiacevidalli.it

Mauro SABBIONE, diplomou-se no Conservatório N. Paganini de Génova e foi teclista do grupo Matia Bazar de 1981 a 1984. Teclista dos Litfiba, participou nas gravações de El diablo, Live on Line, Insidia. Atualmente colabora com Leo Bassi, Johnny Melville, Jango Edwards. Com a contralto Cinzia Bauci fundou Melodrama. Entre as numerosas produções assinala-se Che Guevara, premiada como a melhor obra em 1997. O CD Gramsci Bar, dedicado a Giovanni “Visone” Pesce, versão original dos cantos da Resistência, produzido por Valerio Peretti de %lsquo;Striscia la notizia’, é premiado no Mei de Faenza em 2003. Última produção: o CD Cabaret Europa de Stellerranti (After Life Vigevano). O seu último trabalho live é “Tango nel fango di Rabelais”, concerto para piano solo e vídeo.

http://www.sabbione.com

Entrada Livre

Leave a Reply