No Palácio Foz dia 9 de Fevereiro 2016 às 18:00 Recital de Piano e Violino com Francisco Sassetti e Filipe Abreu

No Palácio Foz – Sala dos Espelhos- dia 9 de Fevereiro às 18:00

Recital de Piano e Violino com Francisco Sassetti e Filipe Abreu

sassetti

FRANCISCO SASSETTI 

Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais com Maria Fernanda Costa.
Concluíu o Curso Geral de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de piano de Dinorah Leitão, e a Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da pianista Tânia Acho. Ingressou no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnatti (EUA) onde obteve, em 1995, o Mestrado em Piano Performance na classe de Eugene Pridonoff.

Realizou ainda estudos com Olga Prats, Marie Antoinette Levécque de Freitas Branco, Franck Weinstock, Sequeira Costa, Dmitri Papemo e Olivier Jacquon.
Iniciou a carreira de concertista no Teatro de S.Luis em Lisboa, em 1988, e desde então tem-se apresentado a solo ou integrado em

grupos de música de câmara. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Cincinnatti. Foi ainda premiado no 1o Concurso da Juventude musical Portuguesa (1988) e gravou para a rádio clássica de Cincinnatti (1995).
Nos últimos anos tem trabalhado com alguns dos melhores cantores nacionais tais como Elsa Saque, Carlos Guilherme, Teresa Cardoso de Meneses, Sandra Medeiros, Ana Ester Neves, Luís Rodrigues e Isabel Alcobia. Gravou com a cantora alemã Ute Lemper para o filme francês Aurelien, e apresentou-se em Hamburgo num recital de fado com a cantora Anabela.

Apresentou-se ainda em França, na Bélgica, (Europália) em Espanha e no Uruguai.
Paralelamente à carreira de Interprete, tem-se destacado como professor de piano. Neste sentido alguns jovens pianistas que passaram pelas suas mãos foram premiados em concursos nacionais e integram agora as Escolas Superiores de música Portuguesas. Leccionou na Escola Leal da Câmara e na Escola Profissional de Música de Almada. Desde 1997 integra o corpo docente da Escola Superior de Música de Lisboa, como pianista acompanhador das classes de canto, é ainda acompanhador na ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra).

FILIPE ABREU

Nasceu em Campanário, Ilha da Madeira – Portugal, a 23 de Maio de 1993. Começou os seus estudos no Conservatório – Escola da Artes Engº. Luiz Peter Clode no Funchal na Classe do Professor Yury Kyrychenko.

Em 2008 ingressou no Curso Profissional de Instrumentista onde teve a oportunidade de tocar com varias orquestras em Portugal, Inglaterra, Italia e Estónia, assim como alguns masterclasses com os Professores Anibal Lima, Sergey Kravchenko, entre outros. Durante o curso apresentou-se como solista em diversas ocasiões com a Orquestra Académica do Conservatório.

Em 2012 ingressa na Escola superior de Música de Lisboa na Classe do Professor Garegin Aroutounian. Trabalhou em Musica de Câmara com os Professores Irene Lima, Paulo Pacheco, Olga Pratz, Artur Pizarro e Ana Beatriz Manzanilla. Durante a sua Licenciatura teve a distinção de tocar a solo com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pierce de Azevedo.

Em 2013 ganhou o Segundo Lugar do concurso Prémio Jovens Músicos na categoria de Música de Câmara nível Superior.

Actualmente frequenta o Mestrado em Música no Conservatório Real de Antuérpia na Classe de Violino da Professora Alissa Margulis.

PROGRAMA

Sonata nº4 em mi menor “Fritz Kreisler” – Eugène Ysaÿe

-Allemanda

-Sarabande

-Finale

Introdução e rondo caprichoso op.28 – C. Saint-Saëns;

Sonata para violino e piano nº3 op.108 – J. Brahms

-Allegro

-Adagio

-Un poco presto e con sentimento

-Presto agitato

As portas abrem 30 minutos antes do inicio do evento.

Entrada Livre condicionada à lotação da Sala

Leave a Reply