PARA QUE SERVE UM MUSEU DA EMPATIA? por Clara Castilho

Sabemos que empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Parte da tentativa de compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Será assim que pessoas a ajudarem umas às outras.

A empatia adquire-se pelo exemplo. E há quem a não tenha…. Assim, poderá o recém organizado Museu da Empatia, em Londres, servir par alguma coisa, para além de um a tarde bem passada? Faz arte do Thames Festival, que ocorre em Setembro, baseado nas ideias do pensador cultural Roman Krznari e do seu livro “Empathy”.

empatia1

O objetivo do museu é promover uma revolução nas relações humanas através do desenvolvimento da empatia. Para os criadores do projeto, empatia é o antídoto perfeito contra preconceito, conflitos sociais e desigualdade.

Podemos dizer que o museu é uma gigante caixa de sapatos. As  pessoas são convidadas a calçar os sapatos de outra pessoa, uma alusão à expressão inglesa in your shoes que literalmente significa “nos seus sapatos”, ou seja, como é estar no lugar de outra pessoa.

Assim, o Museu é visto com o olhar de outros, através de uma caminhada pelo museu, acompanhada da história da pessoa a quem pertencem os sapatos, através da sua audição num pequeno ipod suffle.

imag3601

Este museu é itinerante e irá estar noutros países. Prevê-se que o museu também venha a ter uma versão digital online, que além de vídeos, também vai contar com críticas de filmes e livros que ajudam as pessoas a enxergar outras experiências e abrir a mente para a empatia.

De facto, não consigo imaginar se alguém poderá mudar a sua forma de olhar para os outros depois de ter passado por esta experiência…

Pode-se pesquisar mais em http://www.empathymuseum.com/

Leave a Reply