EDITORIAL – O SAHARA OCIDENTAL ESQUECIDO

logo editorial

A semana passada faleceu Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD – República Árabe Saharaui Democrática e secretário-geral da Frente Popular do Saguia El Hamra e Rio do Ouro, esta mais conhecida por Frente Polisário. Após um período de luto realizar-se-à um congresso para eleger o seu sucessor.

Será de recordar que no Sahara Ocidental se arrasta um conflito com o reino de Marrocos que persiste em manter a anexação sobre o território. Para nos reportarmos apenas à História contemporânea, recorde-se que o território dos saharauis foi colocado sob a alçada do reino espanhol na Conferência de Berlim em 1884-85. Recorde-se também que então as potências europeias distribuíram entre si 80 % do território de África. O Sahara Ocidental passou a ser designado como o Sahara Espanhol. As movimentações contra a ocupação levaram a que chegasse a haver conversações entre Madrid e a Frente Polisário, que foi fundada em 1973, no sentido da independência e da passagem do poder para os saharauis. Entretanto Marrocos e a Mauritânia apresentaram pretensões sobre o território, que foram negadas pelo Tribunal Internacional de Justiça, de Haia. Apesar disso, ocuparam militarmente o território dando origem á guerra. Os saharauis conseguiram derrotar a Mauritânia, mas a grande força militar de Marrocos impôs a ocupação do território. A guerra durou até ao cessar-fogo de 1991.

Apesar da forte repressão marroquina a resistência continua a manifestar-se. Existem campos de refugiados em Tindouf, na Argélia, onde vivem para cima de cem mil pessoas. Na Mauritânia também se encontram a viver algumas dezenas de milhares de refugiados. Nunca se conseguiu efectuar o referendo sobre a independência,  nomeadamente por Marrocos querer que nele participassem os marroquinos que entretanto se fixaram no território.

Propomos que cliquem nos links seguintes:

 

http://aapsocidental.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/AssociacaoDeAmizadePortugalSaharaOcidental/photos/a.265928883504475.56992.265186700245360/945113385586018/?type=3&theater

https://pt.scribd.com/doc/86457111/El-conflicto-del-Sahara-en-menos-de-3000-palabras

http://www.westernsahara-referendum.org/?lang=en

Leave a Reply