“GUIMARÃES PASSO A PASSO” HOMENAGEIA RAUL BRANDÃO.

livro&livros3

Do site da Câmara Municipal de Guimarães retirámos as seguintes informações:

Dez passadeiras para peões do centro da cidade de Guimarães vão ter gravadas frases da autoria de escritores portugueses, a partir desta quarta-feira, 22 de Junho. A iniciativa, denominada “Guimarães Passo a Passo”, está inserida no programa de comemorações do 150º aniversário da data de nascimento de Raul Brandão, que a Câmara Municipal está a promover até 2017, ano em que é assinalada a efeméride.

passadeiras_1_690_2000

A primeira inscrição no pavimento, dedicada ao escritor que viveu na freguesia de Nespereira, ocorrerá esta quarta-feira, às 15 horas, na passadeira que liga a central de camionagem ao Hotel Ibis. A iniciativa contará com a presença da Vereadora do Município, Adelina Paula Pinto, que assinalará o início de uma acção que contempla a gravação de outras quatro passadeiras nas proximidades daquela artéria, designadamente, na Avenida Conde de Margaride, Avenida de Londres e Alameda Dr. Mariano Felgueiras, em frente à superfície comercial ali existente.

As restantes cinco serão pintadas logo de seguida, no percurso estabelecido entre a Escola Secundária Martins Sarmento e a Escola EB2,3 João de Meira. Ao longo do ano, novas passadeiras serão gravadas com frases de vários escritores, convidando o público, de uma forma original, a ler e a conhecer frases emblemáticas de diferentes autores de literatura, com especial enfoque para Raul Brandão.

Guimarães prepara-se para realizar um ano de iniciativas literárias, no âmbito do programa de comemorações do 150º aniversário do nascimento de Raul Brandão, fazendo jus à importância de um dramaturgo que marcou a escrita e o modo de contar as gentes do nosso país. O alargado conjunto de eventos terá como ponto alto a primeira edição do Festival Húmus, que decorrerá entre 07 e 12 de março de 2017, altura em que se completa a simbólica data do escritor.

humus
Até lá, serão desenvolvidas atividades com a comunidade escolar, grupos de teatro e instituições locais com vista à construção de uma vontade de mostrar a vida e obra de Raul Brandão, cujos textos estarão espalhados por espaços de socialização da cidade, mas também por várias plataformas digitais. A Câmara Municipal preparou momentos de demonstração, com exposições, leituras e visitas de escritores ao concelho de Guimarães e momentos orientados para a formação, vincando o lado prático da escrita, a vivência dos autores, o desafio à imaginação posta no papel.

O autor passará a ter, também, uma página de internet exclusivamente dedicada à sua obra, na qual poderá ser encontrado tudo o que é preciso saber sobre Raul Brandão. As iniciativas alargam-se a tertúlias, espetáculos de poesia, arte urbana e arte dita, visitas guiadas ao património da cidade, conferências, lançamentos de livros, mesas de debate, concertos comentados e, sobretudo, momentos que permitam enquadrar, identificar e pôr em destaque o papel determinante da vida e obra de Raul Brandão para a cultura portuguesa, em geral, e para o enriquecimento intelectual de Guimarães, em particular.

«A dimensão mais qualificante de uma sociedade é a cultura e tudo o que fazemos é com emoção, com entusiasmo, com racionalidade e elegância. Nunca deixamos de colocar o nosso sentimento em tudo o que fazemos! Ninguém compreenderá o diferente tratamento de Guimarães em relação a outras cidades portuguesas que foram Capitais Europeias da Cultura, nomeadamente, Porto e Lisboa», disse Domingos Bragança, Presidente do Município, que recebeu do ministro João Soares a promessa de uma «discriminação positiva», considerando Guimarães «um grande exemplo que tem de ser seguido pelo país» e que «foi melhor Capital Europeia da Cultura que Lisboa».

Outras iniciativas anteriores:

A iniciativa mensal “Escritor no Concelho” estreou em Guimarães dia 20 de abril, com a presença de Afonso Cruz na Biblioteca Municipal Raul Brandão, no âmbito do Festival Literário de Guimarães – Húmus.

Bruno Vieira Amaral, vencedor do Prémio José Saramago 2015, esteve em Guimarães no passado dia 16 de junho, à conversa com o escritor Pedro Vieira.

Mais informações sobre todo o Festival Humus:

Click to access Guimar_es_-_ppt_para_dia_12.03.2016.pdf

Leave a Reply