No Palácio Foz dia 3 de Agosto 2016 às 19:00 Recital de violino e piano com Cristina Dimitrova e Kodo Yamagishi

No Palácio Foz – Sala dos Espelhos – dia 3 de Agosto às 19:00

Recital de violino e piano com Cristina Dimitrova e Kodo Yamagishi

recital

Recital de Violino e Piano

Cristina Dimitrova, violino ●  Kodo Yamagishi, piano 

Cristina Alexandra Dimitrova  nasceu em 2000 em Lisboa, numa família de Músicos  profissionais. Aos  sete anos começou a tocar violino e no segundo ano foi convidada a tocar três concertos como solista da Orquestra de Cascais e Oeiras (OCCO) sob direcção do Maestro Nikolay Lalov. Tocou  a 3 ª parte o Concerto de violino de Oscar Rieding em Si menor.

Aos nove anos ganhou dois Primeiros Prémios em Concursos nacionais – Primeiro Prémio no grupo A no  Concurso para jovens violinistas «António Capela», 4 ª edição e Primeiro Prémio no Concurso de Jovens Talentos, organizado pela Câmara e Conservatório de Cascais – 1ª edição. Tocou o concerto de Vivaldi em lá menor no Auditório Rui de Carvalho em Carnaxide e no Centro Cultural de Cascais. Desde o 5º ano é aluna no Conservatório Nacional do Ensino Integrado com a professora Raquel Cravino. Tem frequentado vários Master Classes com violinistas de reconhecimento internacional como o Prof. Roberto Valdês, Prof. Francisco del Castilho, Gwendolyn Masin, Prof. Kathryn Krueger, Prof. Livio Scripcaru e  Prof. Yuri Volguin. Em 2013 participou como única representante de Portugal no Concurso Internacional de jovens violinistas “Bravo” na Bélgica. Participou, ainda, na 1º edição de Concurso de jovens violinistas “Gilberta Paiva” em Santa Maria da Feira, onde lhe foi atribuído o 1º Prémio no 2º nível, e no 14º Concurso Internacional Cidade do Fundão, onde obteve o 3º Prémio de violino 3º nível. Em 2014  recebeu  o 1º Prémio no concurso de violino Fátima-Ourém e ganhou o 1º Prémio no Concurso Internacional “Violines por la Paz” em Malaga Espanha. Nesse ano foi selecionada para participar no Festival de Vladimir Spivakov em Moskovo. Em 2015 começou estudar no colégio Internacional de música e drama Wells  Cathedral School, orientada pelos professores de violino, música da câmara e orquestra – Mathew Souter e Karin  Leishman. Em 2016 ganhou o concurso Grand Prize Virtuoso e participou no concerto Awards Ceremony no dia 29 de março no Royal Albert Hall – Elgar Room, em Londres.

Kodo Yamagishi nasceu no Japão e cresceu na cidade de Osaka. Começou os seus estudos de Piano e Teoria da Música aos 7 anos de idade. Viveu em Viena, na Áustria, onde estudou Piano, pedagógico instrumental, canto, composição e manteve sempre os seus estudos em direção orquestral, no Conservatório de Viena e na Universidade de Música de Viena, dando sequência aos estudos com o mestrado na mesma instituição.

Com o estudo de Direcção Orquestral, iniciou a sua atividade aos 17 anos de idade, dirigindo a orquestra Pro-arte Wien da Universidade de Música em Viena, Orquestra Filarmónica do Estado da Cidade Oradea, Orquestra Sinfónica do Cairo, Orquestra Sinfónica Szombathely, Orquestra do Teatro de Ópera “Pfalztheater”, Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Sinfónica do Ginásio Ópera, na qual obteve lugar como “Maestro Titular”. Nesta qualidade, dirigiu vários concertos nalgumas cidades em Portugal, tendo participado na abertura da “Festa do Avante” 2008, 2009 e 2011, com grande sucesso, com 25.000 espectadores ao ar livre.  Reside em Portugal desde a temporada 2004/05 e desempenha o cargo de Maestro Assistente no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Com o Coro de Ópera de São Carlos dirigiu e acompanhou ao Piano, em vários concertos em Portugal. Foi Maestro Correpetidor e %lsquo;Kapellmeister’ no Pfalztheater em Kaiserslautern (Alemanha), onde dirigiu récitas de óperas em várias cidades alemãs. Em 2006, foi vencedor do Prémio “Finalista” (2º lugar) do “II Concurso Internacional de Direcção orquestral Prémio OSESP (Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo)” em São Paulo, Brasil. Em 2009, desempenhou funções como Maestro do Coro para o Teatro de Ópera do Estado em Istambul, %lsquo;Devlet Opera ve Ballesi’, e foi convidado como Maestro Correpetidor para o Festival de Mozart na Corunha. Em 2010, colaborou como Assistente da Maestrina Joana Carneiro na produção de Ópera de Luís Tinoco “Paint me”, na Culturgest.

PROGRAMA:

Bach
Siciliana e Presto de sonata n 1

Paganini
Capriccio n 13

 Mozart

1 andamento de concerto n 3 em G Maior

 Brahms

Sonata n 2

 Sibelius

Violinkozert em  d-Moll
1- Andamento

 Brahms

Dança Ungara n 5

 Petar Hristoskov

Capriccio n 6

Rachenica

*Entrada Livre condicionada à lotação da sala.

 As portas abrem às 18H30.

Leave a Reply