iENHORABUENA, FIDEL! – por Carlos Loures

Fidel Castro faz hoje 90 anos. Herói para uns, tirano para outros, temos todos, os que o julgamos uma ou outra coisa, que reconhecer que Fidel, dirigente de um pequeno país vizinho de um império poderoso, fez o que era possível –  aceitou a ajuda de outro império – para fugir às garras de um monstro impiedoso, acolheu-se no abraço asfixiante de outro monstro. A alternativa era enfrentar sozinho o Império e ser esmagado pelos miseráveis saudosos da tirania autóctone, armada pelos Est0ados Unidos e a mando de um qualquer Pinochet.

Há anos atrás, viajei por Cuba. Com o argonauta  0Gomes Marques e as respectivas companheiras, percorremos a ilha num carro alugado, sem quaisquer constrangimentos. Vimos o que queríamos ver, falámos com quem quisemos falar – elogios à Revolução , críticas duras ao rumo seguido. Consenso só num ponto – animosidade contra os ianques e desprezo pelos gusanos. No início dos anos 70, traduzi a o obra de  Giles Martinet com o  título – Os Cinco Comunismos – Russo, Chinês, Jugoslavo, Checo e Cubano. Pessimista e considerado «reaccionário».

Desde há muito que perfilho a ideia de que, pese embora toda a beleza poética de que está imbuído, o marxismo é um ideal cristão que assenta sobre o pressuposto de uma bondade inata do ser humano bondade essa que não existe. Este primata superior classificado como homo sapiens, teria de reciclar toda a sua forma de pensar, extinguir os mitos religiosos, cultivar a ética como principal fonte do  saber (e não estudá-la como capítulo da filosofia).  O comunismo é um ideal belo, mas só uma sociedade onde os valores essenciais fossem reciclados o poderá implantar. Homens como Allende, Guevara e Fidel, quiseram implantá-lo num continente onde os colonizadores europeus foram substituídos por crioulos que continuaram a escravizar, a tiranizar e a roubar.

Fidel será absolvido pela História, estou certo. Ele e os seus companheiros procuraram, paredes meias com o coração negro das trevas, criar um prado de luminosa dignidade. Não o terão conseguido, mas provaram que mais vale morrer de pé do que viver de joelhos.

iEnhorabuena «, Fidel!

 

 Giles Martinet

autor – Giles Martinet
título – Os Cinco Comunismos – Russo, Chinês, Jugoslavo, Checo e Cubano

autor – Giles Martinet
título – Os Cinco Comunismos – Russo, Chinês, Jugoslavo, Checo e Cubano

 

Leave a Reply