“Uma Canção Cinco Vozes…” por Lídia Maria Rocha – O Sole Mio

uma-cancao-cinco-vozes

Em alguns casos haverá mais que cinco vozes

Uma das coisas que é comum na raça humana é o gosto pela música, é uma coisa natural, é impensável alguém não gostar de música. Claro que o gosto musical é discutível, alguns estilos devem fazer mais mal do que bem, na verdade são barulhos como uma poluição sonora. Mas fora a questão da escolha de um estilo, algumas músicas são as chamadas clássicas, não no sentido erudito e sim no de ter conseguido agradar sem sofrer desgaste com o tempo. Entre os milhares de maravilhosas melodias, destaca-se a canção “O Sole Mio”. Os entendidos definem-na como uma canção folclórica italiana. Esta música foi escrita há mais de um século atrás, em 1898. É a canção napolitana mais cantada no mundo. A letra da música foi composta por Giovanni Capurro e Alfredo Mazzucchi. “O sole mio” foi gravado pela primeira vez por Giuseppe Anselmi em 1907. Muito embora a escassez dos recursos usados, um piano e a voz de Giuseppe, um estilo que deveria ser agradável para a época, mostra que a canção nasceu contagiante. Desde então já foi interpretada por muitos cantores. A música é tão linda que, nestes 119 anos, não resistiu a composição de outras letras para satisfazer os gostos de praticamente todas as nacionalidades, tornando-se um clássico de domínio internacional de forma natural, por necessidade de escutá-la em outros idiomas.  A primeira versão em língua inglesa para a referida canção ocorreu em 1949, gravada por Tony Martin com o nome de “There’s no Tomorrow”. A versão de Elvis é datada de 1960 com uma letra composta por Aaron Schroeder e Wally Gold, chamada “It’s Now or Never”, que alcançou um êxito estrondoso. Até agora, passados 46 anos, está longe de ser superada. Eduardo Di Cápua, Giovanni Capurro e Alfredo Mazzucchi, os autores da música, não conseguiram ganhar dinheiro com a sua obra, morreram na miséria.

Antonio Giuseppe Anselmi foi um tenor de ópera italiano, que se tornou famoso na Europa durante a primeira década do séc. XX devido ao seu estilo de desempenho nas interpretações líricas.

Elvis Presley foi um famoso músico e ator estadunidense, mundialmente denominado como o “Rei do Rock” e com a alcunha de “Elvis, The Pelvis”, pela forma extravagante, mas ousada como dançava e se mexia, adquirida na década de 50. Uma das suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal.

Leave a Reply