PRAÇA DA REVOLTA – QUEM ESCREVEU A LETRA DE «CANTAR ALENTEJANO»?- Primeiros depoimentos.

praça da revolta - logo

Luís Cília, voz destacada da música de intervenção antifascista, diz:

Caros amigos

Desconhecia totalmente essa “polémica”. Conheci o Campinas, (excelente pessoa) no dia em que cheguei a Paris ( 1 de abril de 64). Foi sempre um homem solidário e amigo. Penso que o Zeca, com o seu enorme talento, nunca iria precisar de plagiar um texto. Quem lançou tal história? Não seria outro texto do Campinas, com o mesmo nome?

Um abraço

Luis

Manuel Simões, professor jubilado da Universidade de Veneza, escritor e um dos editores e coordenadores da primeira edição de CANTARES, de José Afonso, chama a nossa atenção para a nota do Zeca:

CANTAR ALENTEJANO – A mulher a quem é dedicada esta tentativa de A B C é uma heroína popular bem conhecida no Alentejo onde há anos se deu o facto a que o autor faz discreta mas comovida referência. Numa versão primitiva o tenente dirige-se à ceifeira e diz-lhe: «Quando eu te furar a pança/ Muda a dança/ P’ra vocês». Para além do episódio, Catarina vive na memória dos homens e da própria terra que a viu nascer e morrer. Os versos foram modificados por carência de elementos biográficos mas as ceifeiras continuam a pôr flores na campa de Catarina.

(de “Cantares” de José Afonso, Tomar, Nova Realidade,1966, p. 78).

O facto de José Afonso referir que «os versos foram modificados» pressupõe um trabalho de elaboração do próprio Zeca.

Leave a Reply