PRAÇA DA REVOLTA – «CANTAR ALENTEJANO» – depoimentos de Mário Lima e de A. P. Braga

praça da revolta - logo

Diz Mário Lima*

Carlos Loures a Anália já aqui disse tudo. Ter em conta uma antologia de 2014 onde aparece o “Cantar Alentejano” de José Afonso atribuído a Vicente Campinas não é de hoje. O José Casanova baseou-se no que está por aí inserido em diversos sítios. Não é de hoje.

O que nunca vi foi o tal livro de poesia do Vicente Campinas onde esteja o poema cantado pelo Zeca, antes de 1966, altura que o Carlos Loures, juntamente com o Manuel Simões e o Júlio Estudante editaram pela primeira vez o “Cantares” de José Afonso e onde estava inserido (por envio do Zeca de Moçambique) o poema. O próprio Carlos refere aqui e passo a citar: “… Zeca incluía nos CANTARES um poema alheio sem referir o nome do autor- quem o tenha conhecido, certamente concordará que ele seria incapaz de se apropriar de um trabalho de outra pessoa.” Fim de citação Se ele seria incapaz de se apropriar de um trabalho de outra pessoa, logo o poema que enviou seria dele e não do Vicente Campinas.

Diz que o poema que saiu no livro de Bruxelas e posteriormente em Lisboa em 1973 (com capa de uma gravura do de Bruxelas) é completamente distinto do de Zeca, por isso mesmo, porque o do Zeca não era do Vicente Campinas. Nem parecido nem tão pouco tem a haver com a qualidade da do Zeca, mas isso é uma opinião minha. Para mim e de certeza que para a Anália e outros que já leram sobre a nossa pesquisa feita e os resultados da mesma, já não têm dúvidas. O poema “Cantar Alentejano” é do José Afonso e não do Vicente Campinas.

Já não há que esclarecer nada a não ser que alguém me apresente o poema que Zeca canta numa edição anterior a 1964 do Vicente Campinas. Envio um link onde poderá ler sobre o assunto se assim o entender (basta copiar e colocar no “adresse” já que aqui não dá link direto) http://tributozecaafonso.blogspot.pt/2017/02/cantar-alentejano-jose-afonso.html As melhoras e um abraço. —————————————————————- Saudações cordiais

______

* Estudioso e investigador sobre  a obra de José Afonso.

Mensagem de A.P. Braga*

Olá Carlos

 Lamento não poder ajudar pois nada sei sobre a questão (para a qual fui alertado por esta tua mensagem). Nem vejo a quem possa perguntar.

Acho é muito estranho que o Zeca não o tivesse dito se o poema fosse doutra pessoa. Não conheci o Vicente mas palpita-me que tens razão ao dizeres “quer um, quer o outro, eram homens de grande integridade moral . nem o Zeca seria capaz de plagiar, nem o Vicente Campinas deixaria que uma suspeita dessa natureza, caísse sobre um homem que tanto admirávamos”.

 Abraço.

AP

P.S. Lembrei-me agora duma pergunta a fazer: porque razão será que a questão só é colocada depois da morte de ambos?

*Compositor e intérprete de música de intervenção

2 Comments

  1. Obrigado Carlos Loures pela colocação do meu comentário feito no seu outro blogue, Estrolábio, já desativado.

    O que proponho para reflexão é o seguinte. Se em 1966 o Carlos Loures, Manuel Simões e o Júlio Estudante editaram pela primeira vez o “Cantares” de José Afonso onde estava inserido o ‘Cantar Alentejano’ (tenho a 2ª edição de 1967 em PDF) que Zeca tinha escrito em 16 maio de 1964, véspera da sua atuação na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense efetuada a 17 maio de 1964, conforme consta na carta enviada aos pais, se Vicente Campinas escreve o seu poema ‘Catarina’ em maio de 1965, se em 1967 Vicente Campinas edita em França em bilingue o poema que ele escreveu em 1965, qual a razão de não ter incluído nesse livro o ‘Cantar Alentejano’, já que o livro se destinava à memória de Catarina Eufémia? Não incluiu porque o poema do ‘Cantar Alentejano’ não era dele. Se fosse, teria feito a sua inclusão nesse livro.

    Curiosamente sempre que em vários ‘sítios’ se refere à poesia dedicada por Vicente Campinas a Catarina Eufémia, aparece sempre o ‘Cantar Alentejano’ e não o poema ‘Catarina’ que o Vicente escreveu em 1965.

    Será que esse poema é um poema menor que não interessa divulgar? Se assim é, é uma falta de consideração pela pessoa e pelo poeta que foi Vicente Campinas.

    O poema ‘Cantar Alentejano’ é de José Afonso, o poema ‘Catarina’ é de Vicente Campinas.

    E esta realidade que os factos comprovam, parece que incomoda muita gente.

  2. editado na wikipedia.-.Especialmente famoso é o seu poema “Cantar Alentejano”, em honra de Catarina Eufémia, musicado por José Afonso, no álbum “Cantigas de Maio” editado no Natal de 1971[carece de fontes].

Leave a Reply