AO PRESIDENTE OBAMA E À SECRETÁRIA DE ESTADO HILLARY CLINTON: POR AMOR DE DEUS, IDE EMBORA, por THOMAS PALLEY

 

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota 

 

Ao Presidente Obama e à Secretária Hillary Clinton: Por amor de Deus, ide embora

 

Thomas Palley, To President Obama and Secretary Clinton: In the name of god, go

15 de Novembro de 2016

 

Cara Clinton, Secretária de Estado, Caro Presidente Barack Obama :

Em 20 de Abril de 1653 Oliver Cromwell proferiu as seguintes palavras no Parlamento:

“Estão aqui assentes há demasiado tempo, por qualquer bem que tenham vindo a fazer. Ide embora, digo-vos, e deixem que termine por aqui tudo convosco. Em nome de Deus, ide embora”

Senhora Hillary Clinton, a senhora está justamente a ser responsabilizada pela tragédia eleitoral que se abateu sobre o nosso país. O país queria mudança e a senhora ofereceu-lhe continuidade. A senhora orgulha-se das políticas económicas neoliberais do seu marido, o presidente Bill Clinton, que têm conduzido o nosso país para a estagnação e para o desespero. A sua derrota em Wisconsin, Ohio, Michigan, Pensilvânia fala-nos ainda de uma maior rejeição das políticas económicas que a senhora, o seu marido e os vossos amigos da Terceira Via impuseram ao partido de Franklin Roosevelt.

Presidente Obama, o senhor também deve ser enormemente responsabilizado por este desastre. A sua responsabilidade é enorme. O senhor desperdiçou uma oportunidade histórica no início da sua Presidência em cortar com a economia neoliberal. Em vez disso, o senhor forçou Obamacare com o seu caro seguro subjacente que foi punitivamente imposto aos trabalhadores independentes. Donald Trump tirou um enorme proveito das notícias transmitidas para todo o país nos noticiários televisivos dos horários mais importantes na semana que antecedeu a eleição. E, por fim, o senhor forçou a aprovação da Parceria Transpacífica, um outro acordo da globalização neoliberal, entregando assim argumentos económicos a Donald Trump. Presidente Obama, o seu charme e a sua inteligência não são nenhuns substitutos para a mudança económica que nós precisamos, que o senhor prometeu e que depois renegou.

As palavras de Cromwell aplicam-se aos dois. Escutem-nas e ide embora.

Sinceramente

Tom Palley

Thomas Palley, To President Obama and Secretary Clinton: In the name of god, go. Texto disponível em: http://www.thomaspalley.com/?p=1008

_______

Nota de A Viagem dos Argonautas

Publicamos hoje este escrito de Thomas Palley, um distinto economista norte-americano, de quem já apresentámos alguns trabalhos aqui no nosso blogue, saído a público  há já quase seis meses. Thomas Palley escreveu-o cerca de uma semana após as eleições que conduziram Donald Trump ao poder, em Novembro último. Chama a atenção para as responsabilidades que tiveram nesse facto Hillary Clinton, a candidata derrotada, e Barack Obama, o presidente anterior. Com a inconsistência das suas propostas políticas e a incapacidade de virarem costas às políticas que conduziram os trabalhadores e a população em geral à espiral de crise e decadência que continua a dominar-nos a todos, abriram caminho a  um plutocrata munido de meia dúzia de slogans populistas, que, mesmo que ele quisesse, nunca conseguirá transformar em propostas políticas minimamente coerentes. Ansioso de demonstrar capacidades que não possui, este vai levar o país mais poderoso do mundo a desastres (que ele tentará fazer passar por vitórias) que nos empurrarão a todos cada vez mais para o abismo. E o pior é que a situação que ocorreu nas últimas eleições presidenciais norte-americanas vai repetir-se noutras a realizarem-se noutras partes do mundo. Como amanhã, em França.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

One comment

  1. Carlos A P M Leça da Veiga

    Todos quantos pensam que a evolução sócio-politica é determinada pela sua ideologia e, como assim, julgam poder impossibilita-la de alterar-se acabam por ser os seus próprios coveiros. Como já hoje, em França.CLV

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: