SINAIS DE FOGO – TRUMPBROEIRO – por Soares NOVAIS

 

O senhor Trump é a prova-provada que ser rico não é estatuto nenhum. É apenas uma mera condição económica.  As suas atitudes e gestos mostram que Donald é um broeiro. Um ignorante rude, embrulhado em fatos de seda.

A cena registada pelas câmaras dos repórteres na última quinta-feira em Bruxelas, na cimeira da NATO, prova-o abundantemente. Conto:

Quando os chefes de estado e de governo se preparavam para a foto da praxe, Trump dirigiu-se a grande velocidade para a linha da frente e não esteve com meias medidas: empurrou o primeiro-ministro do Montenegro, Milo Dukanovic.

Por cá também temos os nossos “trumpbroeiros”. Como o ex-doutor Relvas, por exemplo. Mas, em boa verdade, a esmagadora maioria dos candidatos a “tacho” prefere andar atrás do “patrão” e desfazer-se em salamaleques.

Conheço alguns. Como aquele que, depois de anos a fio como cãozinho fiel do “boss”, foi designado como seu sucessor, mas a quem a incapacidade para recolher assinaturas de cidadãos tramou e o levou a servir o patrão do Porto; ou aqueloutro que sempre é visto atrás do chefe a exibir um largo e imbecil sorriso, mas a quem o “boss” nem para tomar um cafézinho convida…

Uma coisa é certa: broeiros como Trump ou broeiros travestidos de “meninos” são perigosos. É preciso ter muito cuidado com eles. Os broeiros como Donald ladram a qualquer hora. Os outros ferram pela calada…

Leave a Reply