SINAIS DE FOGO – O POVO DO “PREÇO CERTO” – por Soares Novais

 

Esta crónica contém linguagem susceptível de causar curto-circuito nos intelectos dos leitores. Tudo porque ela, a crónica, cita refrões de canções da Rosinha e do Zé do Pipo. Coisas valiosas já se vê e não muito diferentes da “excelência” do discurso de uma deputada que é mandatária de uma candidatura PSD/CDS a uma autarquia.

Em Agosto o povo do “Preço Certo” toma conta do país. O que vive cá e aquele que vem de fora. Venera-se a senhora das Dores e o senhor dos Aflitos e todas as outras santas e santinhos. Ocupa-se a praça maior do lugarejo e nele coloca-se um palco onde a Rosinha e o Zé do Pipo, e outros similares, cantarão o que torna o povo animado e feliz. Como este refrão de uma das canções da dama aqui citada:

Eu levo no pacote/Ai eu levo, sim senhor!/Eu levo no pacote/ Ai, tem outro sabor!/ Eu levo no pacote/Ai, eu levo sim senhor!/Eu levo no pacote/Pra gosto do meu amor!/Eu levo no pacote/Ai eu levo, sim senhor!”

Ou este outro que é o mais recente êxito da dita:

É de gatas, é de gatas que eu gosto/É de gatas, é de gatas, sim senhor/É de gatas, é de gatas que eu gosto/Se não acreditam perguntem ao meu amor.”

Tão grande qualidade artística e literária está agora ao alcance de todo o povo e não daquele povo sortudo que tem o privilégio de participar no “Preço Certo” da nossa querida RTP e no “Apanha Se Puderes” da picareta falante da TVI.  Não.

Basta contratar o Zé do Pipo para que se fique modernaço e a saber que:

“…Agora todos dançam a dança do kumole/A dança do Zé vai até raiar o sol/Esquece o kuduro eu gosto é de kumole/A dança do zé vai até raiar o sol

Acresce: este “querido mês de Agosto” é um mês de Agosto especial. A 1 de Outubro o povo vai eleger os seus autarcas e os candidatos já andam por aí. Em procissões com ar de “sexta-feira santa” e em tudo que é arraial de “dentuça arreganhada”. Eles conhecem bem este povo e as suas exigências. Tal qual a Rosinha e o Zé do Pipo. Por isso abanam a anca, dão beijinhos em tudo o que lhe aparece à frente e, claro, para não ficar atrás do professor Marcelo, tiram “selfies”.

Eles sabem que o povo do “Preço Certo” gosta de festança e destes “políticos populares”. Capazes de beijar e bailar. Deitar os foguetes e apanhar as canas. E com dotes de oratória e de tecer prosa em “português de lei”. Como este trecho do discurso da deputada-mandatária-da-candidatura PPD/CDS que aqui plasmo.

Um pequeno excerto, ditado pela falta de espaço, mas que aqui deixo como tributo à “qualidade” daqueles que são capazes de usar uma linguagem que o povo entende. Do povo que delira com a Rosinha, o Zé do Pipo, o “Gordo” do “Preço Certo” e a picareta falante do “Apanha Se Puderes”. Atente por favor:

“… Mas, quero, aqui, hoje, assumir um compromisso com todos vós, Mas que há muito tempo assumi comigo mesma: Nunca, em circunstância alguma, deixar de Lutar por aquilo em que acreditamos, em cada momento, ser o melhor para o nosso concelho.

Esta sim, é a nossa verdadeira missão e é apenas nela que estaremos focados, pois, por muito que tentem não conseguirão que, nos desviemos dela!

Lutar, como sempre fiz, por quem acredito, ser capaz de levar por diante um projeto ganhador para Gondomar e para os Gondomarenses.

Sou, com muita honra e convicção a Mandatária da candidatura do PSD/CDS-PP “Gondomar no Coração”. Mas, sou mandatária desta candidatura por três razões essenciais:

Em primeiro lugar, porque Gondomar e os Gondomarenses Merecem!

Em segundo lugar, porque o caminho percorrido até aqui em Gondomar não tem sido fácil, tem sido um caminho sofrido, sentido, e combativo, mas se fosse para ser fácil, então, é porque esse, não seria certamente o nosso caminho !!

E a terceira razão, é, porque confio e acredito no Rafael Amorim como timoneiro da candidatura Gondomar no Coração!

O Rafael Amorim reúne todas as condições para, com as suas equipas: na Câmara, na Assembleia Municipal e nas juntas de freguesia devolver aos Gondomarenses um Gondomar com o rumo certo no presente e no futuro!

Conheço o Rafael Amorim há mais de 15 anos e curiosamente conheci-o em Gondomar, trabalhei com ele em Gondomar e a nossa amizade também nasceu em Gondomar aquando da minha vida autárquica, em que ele inicialmente era advogado da Autarquia e depois chefe de Gabinete.

Portanto, meus amigos, sei bem das suas qualidades técnicas e políticas e do seu conhecimento profundo do nosso concelho para estar à altura de liderar a Câmara Municipal

Sei bem da ligação que desde criança tem a este Concelho, e que continuou a ter pela vida fora, porque aqui brincou e cresceu, fruto da atividade empresarial que ligou o seu pai a Gondomar, aqui namorou, aqui viveu, aqui trabalhou e aqui fez muitos e muitos amigos!

Mas muitas outras razões há, para além destas, que farão dele um excelente Presidente da Câmara Municipal de Gondomar:

A sua determinação, a sua humildade o seu sentido de compromisso, justiça, correção e lealdade, mas acima de tudo o seu lado Humano e Próximo das Pessoas.”

A tempo: Caso tenha ficado encantado com a sintaxe e o “estilo literário” pode ler o discurso na íntegra em http://www.facebook.com/gondomarnocoração.

Leave a Reply