HOMENAGEM A MANUEL DE SEABRA – QUARTA-FEIRA, 6 de SETEMBRO, pelas 18.30, na LIVRARIA FERIN, na Rua NOVA DO ALMADA, 72

Na próxima quarta-feira, 6 de Setembro, pelas 18,30 h., na Livraria Ferin (Rua Nova do Almada, 72), terá lugar, na sua cidade natal, o merecido reconhecimento a um dos intelectuais portugueses, recentemente falecido em Barcelona,  que mais contribuiu para a difusão da cultura catalã. Em colaboração com a sua esposa, Vimala Devi, Manuel de Seabra foi autor dos dicionários “Português-Catalão” e “Catalão-Português”, símbolo da ponte cultural que construiu entre Lisboa e Barcelona.

Manuel de Seabra deixou escritos em português, catalão e esperanto, e traduziu inúmeros autores catalães para português, de Pere Calders a Salvador Espriu, passando por Fèlix Cucurull, outra referência da relação entre as duas culturas. Também traduziu para catalão, juntamente com Vimala Devi, autores como José Saramago ou Miguel Torga. Em 2001, Manuel de Seabra recebeu a “Creu de Sant Jordi” do Governo da Catalunha, em reconhecimento da sua contribuição para a difusão da cultura catalã.

Na homenagem da Livraria Ferin participarão amigos do autor, o professor e vice-reitor da Universidade do Algarve, Pere Ferré, e o director do Instituto Ramon Llull, Manuel Forcano.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: