ATENÇÃO! É HOJE!!! 9 de OUTUBRO!
ULTIMAS RESERVAS !
Para este mail, encontros_imaginarios@googlegroups.com; em nome de Helder Costa <costhelder@gmail.com>, ou 213965360
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal , baptizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e activista político que actuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com o tio e padrinho Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião dentista., aprendeu essa arte. Depois alistou-se na tropa e foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do “Caminho Novo“, até que desistiu dessa carreira. Também teve projectos de canalização e outros que nunca foram bem recebidos. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colónia. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colónias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos. D.João V instituiu o Quinto, imposto que obrigava os residentes das Minas Gerais a pagar, semestralmente, cem arrobas de prata, destinadas à Real Fazenda. Desenvolveu –se o sentimento de revolta e o movimento pensou na insurreição. Que foi denunciada por uns traidores em troca do perdão de suas dívidas com a Real Fazenda. Foram todos presos . com sentenças alteradas para degredo, à excepção apenas para Tiradentes. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Interpretado por Caio Quinderé, jornalista.
Miguel Arraes de Alencar GCIH (Araripe, 15 de dezembro de 1916 — Recife, 13 de agosto de 2005) foi um advogado, economista e político brasileiro. No golpe militar de 1964, tropas do IV Exército cercaram o Palácio das Princesas e propuseram que renunciasse ao cargo para evitar a prisão, o que prontamente recusou para, em suas palavras, “não trair a vontade dos que o elegeram”. Em consequência, foi preso na tarde do dia 1º de abril. Deposto, foi preso para a ilha de Fernando de Noronha, onde permaneceu por onze meses. Libertado em 25 de maio de 1965, exilou-se na Argélia.Em 1979, com a amnistia, voltou ao Brasil e foi eleito deputado federal em 1982, pelo PMDB. Seu governo foi caracterizado por programas voltados ao pequeno agricultor, como o Vaca na corda, que financiava a compra de uma vaca e o Chapéu de palha, que empregava canavieiros, no período de entressafra, na construção de pequenas obras públicas. Outro ponto central foi a electrificação rural. Na ocasião da sua morte o presidente Lula divulgou a seguinte nota, após decretar luto oficial por três dias: “A morte do deputado federal e ex-governador Miguel Arraes é uma enorme perda para o povo brasileiro. Por isso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quer manifestar não só seu pesar pessoal pela perda de um amigo, mas também grande tristeza pela ausência de um companheiro que com sua experiência, sabedoria e capacidade de resistência fará muita falta no trabalho em favor da justiça social em nosso país“. Interpretação de Pedroso Marques, militar
Adolf Otto Eichmann (Solingen, 19 de março de 1906 — Ramla, 1 de junho de 1962) foi um político da Alemanha Nazi e tenente-coronel da SS. Foi responsabilizado pela logística de extermínio de milhões de pessoas no final da Segunda Guerra Mundial – a chamada de “solução final” (Endlösung) – organizando a identificação e o transporte de pessoas para os diferentes campos de concentração, sendo por isso conhecido frequentemente como o executor-chefe do Terceiro Reich. No fim da Segunda Guerra Mundial, Eichmann foi capturado por tropas americanas. No entanto, em 1946 ele conseguiu escapar de um campo de prisioneiros. Depois de muitas viagens (sobretudo pela Itália e pelo Médio Oriente), usando um passaporte falsificado, obtido junto à Cruz Vermelha Internacional, foi para a Argentina em 1950, tendo trazido a sua família para o país logo depois. Lá viveu sob o nome de Ricardo Klement. Em 11 de maio de 1960, após meses de observação, Eichmann foi sequestrado na Argentina, por uma equipe de agentes da Mossad (serviços secretos de Israel), liderados por Raphael Eitan. Foi levado para Israel num voo de avião da El Al em 21 de maio de 1960. Foi enforcado poucos minutos depois da meia-noite de 1 de junho de 1962, na prisão de Ramla, perto de Tel Aviv. Francisco Teixeira da Mota, advogado, é o seu intérprete.