FRATERNIZAR – Mais um santo português – O PAPA FRANCISCO ENLOUQUECEU?! – por MÁRIO DE OLIVEIRA

 

Quando Portugal ainda estava a arder, inclusive, Outono adentro, e os fogos florestais, criminosamente incontroláveis, continuavam a matar concidadãs, concidadãos nossos, eis que o papa Francisco, domingo 15 de Outubro, em Roma, mete-se a declarar e a definir, numa liturgia cheia de pompa e circunstância imperiais, que Ambrósio Francisco Ferro, padre português assassinado há 372 anos (1645) no Brasil por 200 soldados calvinistas holandeses , passa, agora, a ser santo, juntamente com outros 29 católicos que nesse mesmo dia assistiam à sua missa dominical. O país real a arder nas suas entranhas, nem sequer deu por nada, pelo que a grande pergunta que se impõe, pelo menos, a mim, como presbítero-jornalista, só pode ser esta, O papa Francisco enlouqueceu?!

Calma! Não venham já a correr dizer que quem enlouqueceu fui eu, porque um louco não é capaz de formular a grande pergunta que eu acabo de formular. Só alguém que, na sua fragilidade humana, se atreve a encarar este nosso hoje-e-aqui nacional, europeu e mundial à luz da Fé e da Teologia de Jesus é capaz de ver a realidade-verdade que as encenações ideológicas e religiosas, em que são peritos todos os papas, Francisco incluído, e todos os clérigos do topo à base, sistematicamente escondem. Não vá acontecer que os povos escutem o imperativo ético que nos intima a passar de cristãos e religiosos a humanos, e o queiram praticar. E bem, porque só o Humano é o nosso único denominador comum, como povos, na belíssima variedade de cores, falares e nações.

Embora me repugne, não posso deixar de reproduzir aqui a fórmula da canonização, para que muitas, muitos mais juntem ao meu o seu escândalo. Tudo nesta fórmula de fazer santos é obsceno. Só mesmo de quem enlouqueceu e por isso já não sabe sequer o que está a dizer. Para mais, dita em latim, como faz o papa Francisco desta vez, a fórmula é ainda mais de estarrecer. O surpreendente é que a intelectualidade ilustrada que por aí se pavoneia neste nosso mundo ocidental, incluída a que se diz ateia, assista a todas estas demências papais e cristãs e se cale. Sinal de que, mesmo secular, agnóstica ou ateia, continua aí corporativamente cristã, em vez de humana. Ou o deus todo-poderoso de que fala o Credo de Niceia-Constantinopla não seja efectivamente o Dinheiro. É. E deste, quem se confessa ateu? Ei-la, pois, aqui, para que possamos avaliá-la e reconhecer que quem tais coisas diz neste início do terceiro milénio só pode estar enlouquecido:

“Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa (sic, com maiúscula, no original), depois de termos longamente reflectido, implorado várias vezes o auxílio divino e ouvido o parecer de muitos Irmãos nossos no Episcopado (sic, com maiúsculas, no original), declaramos e definimos como Santos os Beatos (aqui o papa pronunciou os nomes dos candidatos) e inscrevemo-los no Catálogo dos Santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Resta saber, por fim, o que vai fazer o papa com os 200 soldados holandeses, aos quais a sua empresa multinacional fica a dever a graça de poder contar com mais 30 novos santos, a atrair muito dinheiro para ela. Porque se eles os não tivessem assassinado, tão pouco ele podia agora declará-los e defini-los santos, com culto público nos altares, sagrados sorvedoiros do dinheiro de milhões de fiéis criminosamente mantidos no infantil e no medo, que os condena a um humilhante ser-viver de joelhos, quando o que eles mais precisam é fazer das tripas coração, até serem donos dos seus próprios destinos. Num saudável ser-viver sem deuses, nem chefes! Simplesmente humano e sororal!

www.jornalfraternizar.pt

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: