CARTA DE BRAGA – E SE HÁ UMA FALHA NO DESENHO? – por ANTÓNIO OLIVEIRA

 

 

Tenho pensado, nos últimos dias, em algumas notícias que pedem uma reflexão ponderada sobre tudo o que nos rodeia e onde estamos envolvidos.

Notícias talvez incongruentes, talvez a pôr de lado, mas a corresponder inteiramente a estes tempos de tweets mobilizadores, juízos curtos, sentenças rápidas e pragmatismo acentuado.

A primeira, vinda da Islândia, refere a aprovação de legislação a obrigar as empresas com mais de 25 empregados a provar que pagam salário igual por trabalho igual, aos empregados dos dois sexos.

Saliente-se que, naquele país, também já funciona a única prisão do mundo que acolhe os banqueiros responsáveis pela crise de 2008! Coisas de uma ilha enorme no cimo do Atlântico!

A segunda vem de um país lá mais abaixo, a Arábia Saudita, onde concederam a cidadania a Sofia, um robot revestido como mulher, reconhecendo assim e pela primeira vez neste mundo nosso, a legalidade da equiparação entre a máquina e um ser humano.

Lá também, mas só em Junho, uma mulher vestida como determina a moral saudita, terá autorização para conduzir um carro! Refira-se, a propósito, que a ucraniana Anna Muzychuk, bicampeã mundial de xadrez, recusou ir a Riad disputar um novo título, por se negar vestir a abaya, o traje obrigatório de mulher saudita. Coisas de um país à beira do deserto!

A terceira notícia refere a Intel, o colosso dos microprocessadores, a enfrentar a pior crise dos seus 50 anos. Um erro no desenho dos processadores pode vir a causar graves problemas de segurança para fabricantes e usuários, até por o desenho não ser exclusivo dos processadores da Intel. Coisas de um país que ainda se julga senhor do mundo!

Qualquer destas notícias também pode ser analisada como um problema de importância maior na vida de alguém, tanto a nível pessoal com profissional – a desigualdade em direitos e deveres.

Desigualdade que se reflecte nas rotinas diárias, desde o quarto à mesa da refeição, desde o balcão ou da bancada à secretária de trabalho, sejam quais forem as profissões ou a relação entre parceiros, tanto no trabalho como na vida em comum.

A partilha, a implicar sempre uma comunicação franca, leal e aberta, não é fácil quando não se superam diferenças, mormente as questões de género e que, a ver por Sofia, estão para além do género pois, mais do que uma questão de moralidade, quase sempre tópica, estar aqui em foco a dignidade humana.

Mas pensar na cidadã Sofia até pode arrastar a fabulações diversas, todas tão legítimas como a da sua equiparação a um humano, como qual o tipo de salário que o patrão vai receber por ela ou por um Sofio qualquer, se têm direito também a pausa para ir à casa de banho, ou para saber quem vai à reunião do condomínio ou despeja o caixote do lixo, quem guia o carro, quem abre o guarda-chuva ou quem assina a ficha do partido!

Confesso humildemente as minhas limitações porque, sem nunca ter tido nem querer Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e outras coisas semelhantes ou afins, até admito algum receio de estas sofias poderem vir a falhar algum dia, por não conseguirem instalar e aprender todas as instruções, ou por terem dentro um qualquer processador colocado em sítio não estudado ou feito com desenho errado como aconteceu agora com os da Intel!

António M. Oliveira

Não respeito as normas que o Acordo Ortográfico me quer impor

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

One comment

  1. Maria Mamede

    se isto continuar desta maneira. ‘inda um dia hemos de ver os robots a quererem ser humanos, como um filme, (muito interessante aliás, que vi um dia e que tratava deste assunto) e que até agora conservei na minha mente como “fantástico”…é chegada decerto a hora de eu repensar o assunto!
    Se a Avó Micas (a Maria da Glória) fosse viva, diria pondo a mão na cintura…”o que eles ibento!”
    Abraço
    Maria Mamede.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: