SINAIS DE FOGO – TEVÊ ABRUTALHADA – por Soares Novais

Um “homem do futebol” disse em directo, na SIC Notícias, a outro “homem do futebol”: “Tu és um lambe-cus do presidente.” O visado, antiga glória do Sporting e da selecção portuguesa, abriu a boca de espanto, fez um sorriso amarelo, mas não deu troco à provocação canalha. O pivot do programa ficou atordoado com o murro do “homem do futebol” e nada mais conseguiu do que balbuciar: “Meus senhores, vamos lá ter calma…”

A cena rasca aconteceu num programa da SIC Notícias, mas poderia muito bem ter acontecido em qualquer outro canal. Tal é o nível a que chegou a programação televisiva. Em Portugal e na generalidade dos países, ditos civilizados. Vale tudo para conquistar audiências e receitas publicitárias, que são escassas num país de “bolso” como o nosso.

As televisões privadas estão falidas e servem programas rascas recheados de comentadores rascas, para gáudio de um público igualmente rasca. O programa “Supernanny” da SIC do Dr. Balsemão, que gosta de se apresentar como um jornalista-patrão avesso ao sensacionalismo, é mais um exemplo da porcaria que as televisões servem.

“Supernanny” é um vómito que humilha crianças em horário nobre. Tendo como testemunhas presenciais os pais e uma fulana que foi apresentada como psicóloga. Este e outros programas abrutalham o público que os vê, que é já de si naturalmente abrutalhado.

Basta estar atento ao “rumor do mundo” quando se entra num café. Seja ele café-operário ou café-classe-média. Um ou mais plasmas espalham a droga pela sala, sendo que um deles está invariavelmente sintonizado na Sport TV; e é vê-los, a elas e a eles, de nariz no ar a aspirar a “cocatelevisiva” que as “Cristinas”, as “Júlias”, as “Sónias”, os “Gouchas”, os “Gabrieis” e os “Baiões” lhes dão a troco de uma “italiana” ou de um “cimbalino curto”.

A televisão é hoje o ópio do povo. Abrutalha os espectadores e estes, a sua imensa maioria, absorvem a lição com sofreguidão. Reproduzem dichotes ignorantes e comportamentos rascas.

A televisão e o seu povo são abrutalhados. Graças a Deus.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: