O ANIVERSÁRIO DA RTP – por CARLOS LOURES

Passa hoje o 61º aniversário da RTP.

Como tenho dito por diversas vezes, fui funcionário da empresa durante dois anos, entre 1960 e 1961 – quase um pioneiro. E prende-me à RTP aquele misto de carinho e repulsa que sentimos por um familiar com bom fundo, mas que por vezes abusa do álcool e nos deixa envergonhados.

Naquele fim de tarde de 7 de Março, no café Pão de Açúcar, numa esquina da Alameda D. Afonso Henriques com a Avenida Almirante Reis, onde reunia uma tertúlia de que também já tenho falado, lá assisti à abertura solene de um meio de informação poderoso e que passaria a fazer parte do dia-a-dia dos portugueses. Arma do regime estúpido e passadista que nos oprimia, mas também janela aberta sobre um futuro que, dentro daquela «caixa mágica» convivia com o passado. Convivência que mais de seis décadas depois se mantém – a imbecilidade de certos programas é compensada com óptimos filmes e documentários, tanto mais que temos agora dezenas e dezenas de canais ao nosso dispor.

Na RTP propriamente dita persiste o espírito da «Televiseu», como se dizia naquele final dos anos 50 – ser natural de Viseu era um trunfo para a admissão e para a progressão na carreira – hoje, como nessa altura, continua a não se perceber por que motivo se gasta o dinheiro dos contribuintes com colaboradores incompetentes e se gasta tempo de antena e dinheiro com «cantores» ditos populares, mas que apenas são de uma ordinarice inaceitável  – abaixo de cão (muito abaixo).

Digamos que programas como Prós e Contras, com uma Fátima Campos Ferreira (por vezes culturalmente desnivelada com a boa qualidade do programa ou, pelo menos, do seu conceito). Enfim, com prós e contras, a RTP é o tal membro da família – por vezes envergonha-nos, outras nem tanto,

Parabéns RTP!

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: