CTA – TEATRO NACIONAL DE SÃO JOÃO TRAZ PEÇA MALDITA DE WILLIAM SHAKESPEARE ao TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE – AMANHÃ, SÁBADO, 17 de MARÇO, às 21 horas, e DOMINGO, 18 de MARÇO, às 16 horas.

                                                                                    João Reis em Macbeth

 

TNSJ traz peça maldita de Shakespeare ao TMJB

 

Macbeth, de William Shakespeare, com encenação de Nuno Carinhas e produção do Teatro Nacional São João, vai estar em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite em Março: sábado dia 17, às 21h e domingo, dia 18, às 16h.

Na altura de escolher a primeira peça de Shakespeare que haveria de encenar, Nuno Carinhas voltou-se para a “peça maldita” do dramaturgo inglês. No teatro, os mais supersticiosos não ousam pronunciar o título em voz alta, com medo de atraírem a desgraça. Diz-se que foram as bruxas quem, por volta de 1605, terá amaldiçoado a peça para sempre – tudo porque não toleraram o aproveitamento cénico dos seus rituais e encantamentos. São elas, com efeito, que abrem a peça, profetizando que Macbeth subirá em breve ao trono da Escócia. A ambição começa então a consumir o general: depois de assassinar o seu principal rival (o rei Duncan), sucessivos crimes hão-de alimentar a sua loucura e as suas mãos jamais deixarão de estar sujas de sangue. Macbeth é, na opinião de muitos, a melhor tragédia de Shakespeare. Aquela onde o lado mais obscuro do ser humano se reflecte com especial nitidez.

William Shakespeare  (1564-1616) foi o dramaturgo inglês mais influente da História. Em 1594 integrou a companhia The Lord Chamberlain’s Men  (mais tarde rebaptizada como The King’s Men) e actuou no célebre Globe Theatre. Escreveu sonetos, poemas épicos e mais de três dezenas de peças de teatro, entre as quais se destacam Sonho de uma noite de Verão, Ricardo III, Hamlet Rei Lear.

Nuno Carinhas  (n. 1954) é pintor, cenógrafo, figurinista e encenador. Estudou Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Trabalhou com estruturas como Cão Solteiro, ASSÉDIO, Ensemble, Escola de Mulheres e Novo Grupo/Teatro Aberto. É desde 2009 director artístico do Teatro Nacional São João.

Interpretação Diana Sá, Emília Silvestre, Joana Carvalho, João Cardoso, João Castro, João Reis, Jorge Mota, Paulo Calatré, Paulo Freixinho e Sara Barros Leitão
Tradução Daniel Jonas
Cenografia e figurinos Nuno Carinhas
Desenho de luz Nuno Meira
Desenho de som Francisco Leal

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA PRINCIPAL | M/12

17 MAR | SÁB  às 21H

18 MAR | DOM às 16H

PREÇO: 6,5€ a 13€

RESERVAS: +351 212 739 360
COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/

 

 

 

 

Miguel Martins

Comunicação

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

 

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: