AINDA SOBRE A ESCALADA DA GUERRA FRIA, UMA NOVA SÉRIE DE TEXTOS – TEXTO Nº 5. A GRÃ-BRETANHA TEM-SE ESTADO A COMPORTAR COMO UM ‘ESTADO MAFIOSO’ NO CASO SKRIPAL – É O QUE NOS DIZ WILLY WIMMER, EX-VP DA OSCE – de RUSSIA TODAY

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

A Grã-Bretanha tem-se estado a comportar  como um ‘estado mafioso’ no caso Skripal – é o que nos diz Willy Wimmer, ex-VP da OSCE

 

Russia Today, Britain behaving like ‘mafia state’ in Skripal case – OSCE ex-VP Willy Wimmer

4 de Abril de 2018

O Reino Unido está a explorar  a solidariedade europeia e a  comportar-se  como um “estado mafioso” ao promover acusações de belicismo e excluindo a Rússia da investigação de envenenamento de Skripal, disse à RT o ex-vice-presidente da Assembleia da OSCE.

O comportamento da Grã-Bretanha no escândalo de envenenamento de Skripal é “um grande perigo para a paz internacional”, acredita Willy Wimmer, que ocupou o cargo de vice-Presidente na Assembleia da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) de 1994 a 2000, e que anteriormente serviu como secretário de Estado do ministro da defesa da Alemanha.

“Acho que chamaríamos a esse Estado de mafioso porque é contra todas as regras e regulamentos europeus e internacionais que  o governo britânico se comportou num caso de crime  em relação a outro país”, disse Wimmer à RT.

O Reino Unido tem uma longa  história de pressionar a retórica belicista, disse Wimmer, lembrando a decisão da Grã-Bretanha de ir para a  guerra no Iraque. “Nós, como europeus, temos uma experiência com os ingleses. Nós só temos que olhar para trás para Tony Blair. Eles mentem de uma guerra para a seguinte. “O aguardado relatório de Chilcot, publicado em 2016, produziu uma crítica condenatória de Blair, afirmando que ele  exagerou  deliberadamente a ameaça representada pelo regime iraquiano e por ter confiado em “ defeituosos”  serviços de inteligência.

“E é por isso que acho que, enquanto  os britânicos não se comportarem de maneira apropriada, legal e internacionalmente, devemos acreditar que essa é mais outra mentira britânica, pelo menos para ir à guerra contra a Rússia”, acrescentou Wimmer.

O ex-vice-presidente da OSCE disse que a posição da UE de solidariedade para com o Reino Unido era um comportamento aliado normal  mas alertou que o bloco poderia e deveria ter pensado  duas vezes antes de fazê-lo novamente no futuro.

“Se um país pede solidariedade e apoio, este é-lhe  dado pelos outros países parceiros porque de outra forma  não se pode administrar certas organizações como a UE ou a NATO. O que os britânicos estão fazendo – o governo de Theresa May está explorando essa vontade de solidariedade, que  é um dos fundamentos básicos  da União Europeia e da NATO. ”

15 anos depois da guerra do Iraque, os mesmos MPs voltam à carga com acusações sobre a utilização de armas químicas no envenenamento Skripal – RT UK …

Muitos dos parlamentares que se apressaram a defender   a Guerra do Iraque estão agora a afirmar  a “culpabilidade” da Rússia pelo envenenamento do ex-espião Sergei Skripal.

Quinze anos depois do início da guerra, são os mesmas políticos …

“Isso é um duro golpe para a solidariedade europeia e isso é um golpe para a União Europeia, assim como para a NATO. Eles nunca mais voltarão  a fazer o mesmo.  “

READ MORE: UK Foreign Office denies claiming nerve agent from Russia, despite tweet and Boris Johnson interview

A União Europeia já se apressou a apoiar a “crença” do Reino Unido de que Moscovo  “provavelmente” estaria por trás do ataque de Salisbury em 4 de Março, apesar do fracasso de especialistas do laboratório britânico de armas químicas em Porton Down em ligarem  as amostras do agente neurotóxico  à Rússia.

Fonte:

Britain behaving like ‘mafia state’ in Skripal case – OSCE ex-VP Willy Wimmer

Published time: 4 Apr, 2018 23:25

https://www.rt.com/uk/423234-britain-skripal-mafia-state-wimmer/

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: