Foram assassinadas, até 31 de Março deste ano, e depois assassinou sete mulheres.
Pai matou os seus quatro filhos e suicidou-se. Homem feriu gravemente o amigo com uma garrafa partida. Enfim, é um sem fim de crimes praticados intencionalmente.
Aqueles, que não têm confiança em si próprios, que têm um sentimento de posse exacerbado e que não conseguem regular as suas emoções, optam por uma relação de amizade ou de amor descontrolada.
Quanto mais o ambiente que os cerca for alcoolizado, maior é a probabilidade de, uma vez descompensado, ser violento e atacar o próximo até à morte.
Porquê este comportamento?
Por vezes, e muitas, a motivação para o crime está na relação entre mulher e homem, entre “amigas”. É a formação de gangues de rua que querem dominar determinado ambiente ou espaço.
É a……
Estes comportamentos têm acompanhado o desenvolvimento das sociedades que não têm sabido evitar nem com a detenção do autor do crime. Vai para a cadeia, mas fica em liberdade à espera de ser julgado. Quantos crimes mais poderão cometer até esse dia?
Quem começa a ver televisão de manhã até à noite tem “a cabeça cheia de relatos e reportagens: o que estará a acontecer nas pessoas mais vulneráveis?
Chega a pensar que as sociedades estão impotentes para resolver este lado comportamental. Parece que vivemos em épocas diferentes, mas ao mesmo tempo.
Constroem-se cadeias para prender estes pervicadores, apesar de já se ter concluído que as cadeias não ensinam.
Portugal tem as cadeias a transbordar de reclusos masculinos e femininos.
Se as cabeças não mudarem vamos chegar ao ponto de rebuçado de andarmos na rua a desconfiar e de todos… que se trata.

