CARTA DE VENEZA – CIDADE COM TORNIQUETES – por Vanessa Castagna

Falava-se nisso há meses mas parecia ser apenas uma provocação. Por fim, aconteceu: Veneza dotou-se de torniquetes nos dois principais pontos de acesso ao centro histórico, em correspondência da estação de comboios de Venezia Santa Lucia (acesso a Strada Nuova) e junto da polémica ponte idealizada por Calatrava, que liga Piazzale Roma à dita estação.

Fica portanto a cargo da polícia municipal a monitorização dos fluxos e, se for necessário, a sua regulamentação: em situações extremas de enchente de turistas – no caso de comboios que chegam simultaneamente, por exemplo, ou de desembarque dos milhares de passageiros dos navios de cruzeiro que transitam pela estação marítima – a polícia municipal terá a faculdade de fechar temporariamente os acessos e orientar os turistas para itinerários alternativos, condicionados por sentidos únicos e desvios extraordinários. Da mesma forma, poderá ser fechada a Ponte della Libertà que liga Veneza à terra firme, se todos os estacionamentos de Piazzale Roma estiverem lotados.

Após registar-se a presença de mais de 200 000 pessoas durante o fim de semana da Páscoa, foi essa a medida singular que se decidiu adotar para garantir condições de segurança aos visitantes que decidam passear pela cidade durante o feriado do primeiro de maio. Como resultado, desincentivam-se sobretudo os visitantes de um dia, ou seja todos os que, morando nos arredores, poderiam decidir dar um salto a Veneza para passar um dia diferente. No fundo, trata-se de um alargamento da expulsão dos autóctones, que acabam por ser os mais prejudicados por este tipo de decisão.

O acesso à cidade nestes dias é garantido apenas a quem possui o cartão VeneziaUnica para o transporte urbano, de modo a tutelar os residentes e os trabalhadores, porém não faltaram os protestos dos venezianos, cada vez mais revoltados, que não querem ridículas medidas extraordinárias, capazes apenas de reduzir Veneza ao estatuto de reserva indígena ou parque temático, mas sim políticas de habitação e programação fundamentada dos fluxos turísticos.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: