TEXTOS DE FILOSOFIA DEDICADOS À MINHA NETA ALÍCIA – selecção e tradução de JÚLIO MARQUES MOTA – TEXTO 2. OS TWEETS DE TRUMP COMO EXEMPLOS DE FALÁCIAS LÓGICAS COMUNS, por CHELSEA NINA URSIN

Estou a ensinar  na faculdade um curso de como falar em público e precisei de alguns  bons exemplos de falácias lógicas para ajudar os meus alunos a pensar criticamente sobre os métodos utilizados pelos oradores   para persuadirem os seus ouvintes. Felizmente, para qualquer um que esteja tentado a aprender essas táticas escorregadias, os Tweets do Presidente Trump tendem a demonstrar magnificamente, pelo menos, uma ou duas  falácias. Então, aqui estão alguns  dos Tweets  mais reveladores:

Manobra de diversão:

Os oradores utilizam manobras de diversão para distrair os ouvintes / leitores de si mesmos ou do problema que têm em mãos. Quando eles são acusados de alguma coisa, em vez de fornecer provas para destruir a acusação, eles atacam outra pessoa por uma outra coisa. Aqui, Trump diz que não tem acordos com Putin e com a Rússia, mas em vez de explicar por que é que isso é verdade ou fornecer provas disso, ele ataca Obama pelo seu acordo sobre  os mísseis com o Irão. É um pouco como tentar colocar Bobby, depois de cuspir para cima de Moly, a dizer  “Mas Jimmy bateu em Sally!”

 

 

Argumento da Omnisciência / Autoridade:

Aqui Trump explica que as suas opiniões e ações estão corretas porque é ele que decide. Este é um argumento da autoridade. Como em vez de fornecer provas para um facto, se o responsável o diz  então deve ser verdade. Isto também demonstra o argumento da omnisciência (a capacidade de conhecer os pensamentos de todas as pessoas) dizendo-lhes:  “toda a gente sabe disso “. Não há como ele saber o que “toda gente ” realmente sabe ou pensa.

 

Raciocínio circular:

Isso é muito comum e pode ser difícil de se ver. Basicamente resume-se a X significa Y porque Y significa X. A premissa e a conclusão são as mesmas. Exemplo: Esse sanduíche de Reuben é ótima porque tem molho russo! Porque é que há  molho russo nesta sanduíche? Porque é uma sanduíche Reuben!

Nos dois tweets a seguir, Trump chega à conclusão de que “as pessoas estão a  ver “as coisas em grande”. Não tenho ideia do que é “uma coisa em grande” e, então, deixem-me reler esses Tweets para encontrar a definição:

 

 

OK, então “coisas em grande” deve significar: todos os empregos que está a trazer de volta  para os EUA e as novas fábricas de automóveis que estão a entrar no  nosso país. OK, então o que é que todos estes empregos  e fábricas de automóveis significam? Elas significam “coisas em  grande” OK, então premissa = conclusão.

Ad-hominem:

Latim para “o homem”. Isso é feito quando alguém focaliza a sua crítica na aparência, no caráter, no modo de falar, etc. de uma pessoa, em vez de refutar as suas ideias ou opiniões. Trump adora os ad-hominems. Eles são tipicamente aplicados aos repórteres demitidos e aos seus opositores políticos.

P.S Se o leitor  achar os Tweets ad-hominem de Trump divertidos, o New York Times compilou uma lista divertida.

O espantalho:

Isso acontece quando alguém ataca uma pessoa ou organização por algo que realmente não disse ou  não fez. Muitas vezes acontece quando o atacante não entende completamente o argumento da pessoa que está a atacar. Também pode ser muito intencional e é usado em debates políticos. O orador está a atacar um “espantalho ” ou um substituto super simplificado ou mal interpretado, em vez do argumento da pessoa real, já que a pessoa real pode nunca ter dito tal coisa. Aqui Trump critica  o New York Times pela sua cobertura jornalística em que o considerava de “desonesto”. A sua prova  tem a ver com uma suposta carta  que o NYT terá enviado aos seus  leitores em que o jornal  “pedia desculpa” pelas  suas histórias “falsas e cheias de raiva ”. Nunca houve uma tal carta de pedido de desculpa.

Chelsea Nina Ursin, sitio Medium, Trump Tweets as Examples of Common Logical Fallacies. Texto disponível em:

https://medium.com/@chelseaninaursin/trump-tweets-as-examples-of-common-logical-fallacies-b01492932bdc

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: