SINAIS DE FOGO – UM PAÍS AOS PÉS DA VIRGEM – por Soares Novais

 

Pronto: o querido mês de Agosto acabou. Agora, as santas e os santinhos voltam à sua clausura e os senhores padres passam a exercer os serviços mínimos. A ouvir confissões e a rezar missa. A celebrar casamentos e a presidir a cerimónias fúnebres.

O país regressa, pois, à santa paz do Senhor. Para o ano, em Agosto, as festas e as procissões em honra dos senhores dos Aflitos e do Calvário, da Virgem Santíssima e das senhoras d’Agonia e das Dores, do Divino Pranto, da Humildade e da Boa Morte –  e de todas as outras santas e de todos os outros santos, apesar da sua imensa maioria ter estes nomes cruéis – regressarão para contentamento do povo de Deus e dos senhores padres, que graças ao  querido mês de Agosto garantem a féria de todo o ano. (Muito por via das contribuições dos emigrantes, que também encheram a “caixa de esmolas” do Espírito Santo do BES/GES.)

A República Portuguesa é um Estado laico, mas está aos pés da Virgem e de todos os anjos e arcanjos da Igreja Católica. Convenientemente. E cada vez mais. Tanto que até o presidente Marcelo, católico de bater com a mão no peito, faz questão de o sublimar. Vergando-se perante o Papa ou participando na procissão do Senhor dos Passos da Graça, que em Fevereiro percorre as ruas de uma Lisboa que se afirma cosmopolita e multicultural, e onde contou com a companhia do Medina do PS.

É, de resto, um teatro que acontece por todo o país. E é vê-los, aos profissionais da política, crentes ou não, atrás do senhor abade e do andor. Apesar de tais peregrinações impedirem o gozo das suas férias no querido mês de Agosto; e os obrigar a percorrer dezenas de quilómetros sob um sol impiedoso. (Conheço um que só num dia actuou em três procissões.)

Mas eles, os profissionais da política, sabem quão importante é estar de bem com os representantes de Deus na terra. São eles que os certificam como honestos e santos homens junto do rebanho eleitor…

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: